sexta-feira, 10 de novembro de 2017

Mulher sábia

Provérbios 15.1 registra que “a mulher sábia edifica a sua casa, mas a tola a derruba com as suas mãos”. Pode parecer meio preconceituoso, afinal o homem não tem responsabilidades? Mas, vai com calma, no geral, a Bíblia responsabiliza mais o homem do que a mulher.

Que faz uma mulher ser sábia?

Sem desprezo ao valor dos estudos, a experiência mostra casos de mulheres pós-doutoras que são fracasso em seus lares, educadoras renomadas que não lograram êxito na criação de filhos e, ao mesmo tempo, mulheres sem escolaridade que tiveram história muito diferente. O contrário de tudo isso também é verdade.

O que caracteriza uma mulher sábia, na perspectiva cristã, é:

1º - Submissão à vontade de Deus. Isso significa obediência aos seus ensinos.
2º - Consciência de seu papel como auxiliadora do homem na condução da família. Isso não significa diminuí-la, pelo contrário, a exalta, pois a palavra hebraica “Ézer”, traduzida como “adjutora, auxiliadora”, na Bíblia, em sua maioria, é atribuída a Deus como ajudador de Israel.
3º - Capacidade de ler os tempos e as necessidades dos filhos. Uma mulher do século XXI não terá as mesmas atitudes da mulher do século XIX.

            Eu tive uma mulher sábia como mãe, Noemy Ferreira Lima (foto). Abaixo de Deus, sou o que sou por causa dela. Estivesse entre nós, faria hoje 89 anos.

Um comentário: