domingo, 12 de novembro de 2017

Homem sábio


Assim tem o início o maior livro da Bíblia: “Muito feliz é o homem que não anda segundo o conselho dos ímpios, nem se detém no caminho dos pecadores, nem se assenta na roda dos escarnecedores” - Salmo 1.1.
Um título apropriado para este salmo é: homem sábio. Ele não anda no caminho dos maus, não para com os pecadores e não faz hora com escarnecedores. Curiosa a progressão no contexto do verso: quem anda, para, quem para, se assenta. Então, para não chegar ao extremo do assentar-se, não deve andar.
Além do que não deve fazer o homem sábio, o salmo mostra o que deve ser feito: “Antes tem o seu prazer na lei do Senhor, e na sua lei medita de dia e de noite” - Salmo 1.2. E a inevitável consequência: “Pois será como a árvore plantada junto a ribeiros de águas, a qual dá o seu fruto no seu tempo; as suas folhas não cairão, e tudo quanto fizer prosperará” - Salmo 1.3.
O mundo está precisando de homens sábios. Muitos lares naufragam por falta de sabedoria por parte dos homens. Muitas vezes, homens cultos e preparados, mas sem sabedoria. O fim é triste e deprimente, haja vista exemplos que temos atualmente.
Eu tive um homem sábio como pai, Alício dos Santos Lima (foto). Abaixo de Deus, sou o que sou por causa dele.

Nenhum comentário:

Postar um comentário