sábado, 11 de novembro de 2017

Filhos sábios


            No interior, um provérbio muito conhecido antigamente era: cavaco não voa longe do toco. Tratava-se da atividade de cortar a árvore com machado e os pedaços ficavam em torno do tronco. A ideia é que as atitudes dos filhos serão muito parecidas com as dos pais.
            Isso é verdade, embora tenhamos que admitir os desvios, situação em que filhos de pais honrados trilham caminhos tortuosos. Como lembra Diego Saraiva Batista, “os erros dos pais é acharem que suas ações não refletem em seus filhos”. E como destaca Natalino Gomes da Silva, “os filhos são o reflexo dos pais. O que vier em contrário será sempre uma exceção”.
Em Cabo Frio, corria o mês de abril de 1991, minha esposa Ilcimar estava grávida. No programa de estudos, apresentava à Igreja os feitos de Paulo em suas viagens missionárias. Um nome destacado na primeira viagem e, depois, lembrado no final de seu ministério, era João Marcos. Foi tão marcante que definimos: se for homem terá este nome.
Hoje, passados 26 anos, ele completa aniversário. Sem falsa modéstia, ele é melhor do que eu. O cavaco não voou longe do toco e veio melhor que o tronco. Tudo bondade do Senhor, pois, como lembra o significado de João, Deus tem sido gracioso.         

            Feliz aniversário, filhão!


Nota:
João Marcos com 1 e 26 anos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário