segunda-feira, 13 de março de 2017

Sabedoria nos conselhos


            Normalmente na adolescência e juventude, o ser humano imagina que não precisa seguir conselhos e pode resolver todas as questões de sua vida com sua própria capacidade. Duas situações contribuem para solidificar sua atitude: conhecimento e dinheiro. Algum conhecimento e condições financeiras boas são o estrado para se sustentar em sua arrogância.
            O fato é que preciosas vidas, com todos os ingredientes para dar tudo certo, se perdem na caminhada e, muitas vezes, finais trágicos marcam a história e marcam famílias e amigos para sempre.
            Embora a tendência com a maturidade seja vencer esse mal, é fato que muitos ainda carregam a atitude de rejeitar os conselhos daqueles e daquelas que podem ser úteis e, mesmo com cabelos brancos, continuam resistentes.
            Provérbios 13.10 registra: “Da soberba só provém a contenda, mas com os que se aconselham se acha a sabedoria”.
            Percebo mais clareza na Bíblia de Jerusalém: “A insolência só causa discórdia; a sabedoria está com os que se deixam aconselhar”.
            Embora o foco seja o mesmo, a construção “os que se deixam aconselhar” remete para uma atitude maleável de quem precisa e acredita nos conselhos.

            Há sabedoria nos conselhos! Não resista, seja sábio!

****************************************
* Série de meditações no livro de Provérbios. Cada dia do mês, o capítulo com o número do dia é destacado. A sugestão é que você leia o capítulo inteiro.

Nenhum comentário:

Postar um comentário