quarta-feira, 1 de março de 2017

Quem planta, colhe

Quem planta, colhe*

Era um menino, não em Barbacena, mas em Cardoso Moreira, e chegou-me às mãos um Almanaque. Era difícil demais o acesso aos livros. Devorei-o.

Lá pelas tantas, fiquei intrigado. Numa seção, li: planta-se milho, feijão e arroz. Logo abaixo: colhe-se trigo, café e batata. Não consegui entender como alguém plantaria algo e teria colheita diferente. Até que alguém me ensinou: aquele período era de plantio daquelas sementes e colheita das sementes que foram plantadas em outra época.

Provérbios 1.31 registra: “Portanto comerão do fruto do seu caminho, e fartar-se-ão dos seus próprios conselhos”. A Bíblia de Jerusalém registra assim: “Comerão, pois, o fruto dos seus erros, e ficarão fartos dos seus conselhos”. A advertência veio após a realidade: “odiaram o conhecimento, não preferiram o temor do Senhor, não aceitaram o conselho do Senhor e desprezaram toda a repreensão do Senhor” - Provérbios 1.29-30.

Não tem como fugir! É desse jeito: quem planta, colhe. Ah, e um pormenor: a colheita é infinitamente maior do que a semeadura. Plantei duas mudas de bananas há algum tempo, até hoje colho banana, ela se multiplicou.

Cuidado com o que você está semeando. Você ou alguém colherá! Ou os dois! Ou a geração inteira!

**********************************
* Série de meditações no livro de Provérbios. Cada dia do mês, o capítulo com o número do dia é destacado. A sugestão é que você leia o capítulo inteiro.

Nenhum comentário:

Postar um comentário