quinta-feira, 2 de março de 2017

Protetora sabedoria

Protetora sabedoria

            Em Provérbios 2.10-11, lê-se: “Pois quando a sabedoria entrar no teu coração, e o conhecimento for agradável à tua alma, o bom siso te guardará e a inteligência te conservará”.
A leitura na Bíblia de Jerusalém aclara: “Porque virá a sabedoria ao teu coração e terás gosto no conhecimento; a reflexão te guardará e o entendimento te protegerá”.
É sabido que sabedoria é diferente de conhecimento. Este adquire-se com o estudo sério, disciplinado e sistemático. Aquela, com a experiência de vida, com o tempo e, sobretudo, aprendendo com aqueles que já trilharam a estrada antes.
O curioso aqui é que a sabedoria terá como consequência o gosto pelo conhecimento. Em outras palavras, não é o conhecimento que resulta em sabedoria, mas a sabedoria que resulta no gosto pelo conhecimento.
Aí fica fácil fechar a conta. Quem não gosta do conhecimento, do estudo, é porque lhe falta sabedoria. Em linguagem curta e grossa: quem não deseja o conhecimento não é sábio.
E tem mais: a reflexão guardará e o entendimento protegerá. É uma vestimenta completa: sabedoria que provoca gosto pelo conhecimento, reflexão que guarda e entendimento que protege.
A vida está repleta de exemplos de erros cometidos pela falta conhecimento, produto da falta de sabedoria. Ficaram desprotegidos. 


**************************

* Série de meditações no livro de Provérbios. Cada dia do mês, o capítulo com o número do dia é destacado. A sugestão é que você leia o capítulo inteiro.

Nenhum comentário:

Postar um comentário