segunda-feira, 20 de março de 2017

Pão da fraude

O menino pobre com fome rouba o lanche da mochila do coleguinha na escola e come escondido no banheiro. Sua necessidade temporária foi satisfeita, ficou feliz.

Chega a hora do recreio e o dono do pão percebe que foi tirado da mochila. Chora, reclama e uma verdadeira cruzada para descobrir é organizada. Mas não descobrem. Providenciam outro lanche para o menino e a vida segue normalmente.

Normalmente, não. Toda vez que entrava no banheiro, o menino que roubara o lanche sente um friozinho na barriga e aquilo não lhe faz bem. Em sala de aula, toda vez que ouvia a voz do seu amiguinho sentia arrepio. Ao ser chamado pela professora, ficava nervoso e relacionava ao ato que praticara.

Não suportando mais, chama a professora, confessa, é repreendido com amor, confrontado em seu erro, restabelece a comunhão com o coleguinha e volta a viver em paz.

Provérbios 20.17 é atual e oportuno: “Suave é ao homem o pão da mentira, mas depois a sua boca se encherá de cascalho”. Na Bíblia de Jerusalém ganha sentido mais direto: “Parece doce o pão da fraude, mas depois a boca fica cheia de areia”.

É melhor a fome com a verdade, a escassez com a dignidade, a falta com a justiça do que barriga cheia e a fartura com o produto da mentira.

****************************************

* Série de meditações no livro de Provérbios. Cada dia do mês, o capítulo com o número do dia é destacado. A sugestão é que você leia o capítulo inteiro.

Nenhum comentário:

Postar um comentário