quarta-feira, 15 de março de 2017

Palavra certa no tempo certo


            Na história de nossa Igreja Batista no Braga, um fato é conhecido dos mais antigos: num determinado momento tenso, em que calorosas discussões aconteciam para resolver uma situação, um irmão simples, sem funções de liderança, pediu a palavra e com uma declaração corajosa, confrontadora e coerente, exposta com mansidão, cessou todo o problema. Era carinhosamente chamado de irmão Gilberto. Como é bom ter a presença de pessoas em nossa vida cuja palavra seja é um remédio.
            O poeta Geraldo Portal Veiga, pastor batista, no poema “As palavras convencem”, registra na terceira estrofe: “Ela tem grande poder / Pode tanto complicar / Como também socorrer / Até destruir ou curar”.
            Dostoievski afirmou: “Uma grande parte da infelicidade no mundo tem sido causada por confusão e fracasso de se dizer a palavra certa no momento certo. Uma palavra que não é proferida no momento certo é prejudicial, e tem sido sempre assim”.
            Em Provérbios 15.23, lemos: “O homem se alegra em responder bem, e quão boa é a palavra dita a seu tempo!”. Na versão “A Bíblia de Jerusalém”, temos: “A alegria de um homem está na resposta de sua boca: que bom é uma resposta oportuna!”.
            Não basta ter a resposta, é preciso ter o tempo. Então, a partir de hoje, a palavra certa no tempo certo.

****************************************

* Série de meditações no livro de Provérbios. Cada dia do mês, o capítulo com o número do dia é destacado. A sugestão é que você leia o capítulo inteiro.

Um comentário: