terça-feira, 14 de março de 2017

Ingênuo ou prudente

   No tempo de garoto em nossa pacata cidade, quem tinha um fusquinha era bem de vida. Quem tinha uma Brasília, rico. Um homem recebe a visita de três homens bem vestidos, engravatados e com fala bem afinada. Foram lhe comunicar uma premiação do Baú da Felicidade, ele ganhara uma Brasília novinha e alguns procedimentos precisavam ser cumpridos para receber o prêmio. Euforia na família. De um dia para o outro, um homem simples, trabalhador braçal, honesto, ganhava um carro zero quilômetro. Dentre os procedimentos, um era pagar certo valor para despesas pertinentes à efetivação da premiação. Ele paga e, para encurtar, parece que até hoje anda de bicicleta.
            O escritor bíblico sabia disso há muito tempo. “O simples dá crédito a cada palavra, mas o prudente atenta para os seus passos” - Provérbios 14.15. Na Bíblia de Jerusalém, é assim: "O ingênuo acredita em tudo o que dizem, o homem sagaz discerne seus passos”.
            Também garoto na mesma pacata cidade, ouvi: “Todo dia acordam um sabido e um bobo, até o meio-dia, eles se encontram”.
       A verdade é que “não é bobo quem acredita e se decepciona. É bobo quem decepciona a quem lhe deu crédito”.
            Ah, e quem gosta de contar algo da vida alheia? Ao receber alguém assim, você será ingênuo ou prudente? 

****************************************

* Série de meditações no livro de Provérbios. Cada dia do mês, o capítulo com o número do dia é destacado. A sugestão é que você leia o capítulo inteiro.

Nenhum comentário:

Postar um comentário