domingo, 8 de janeiro de 2017

Obstáculos


            Qualquer pessoa que planeje algo para sua vida há de enfrentar obstáculos, alguns deles, tremendamente difíceis de serem superados. Para Albert Einstein, “dificuldades e obstáculos são fontes valiosas de saúde e força para qualquer sociedade”.
            Há quem defenda que os obstáculos não existem, surgem quando se perde o foco. Henry Ford ensinou que “obstáculos são aqueles perigos que você vê quando tira os olhos de seu objetivo”.
            Fato é que toda caminhada empreendedora será banhada pelo surgimento de dificuldades que podem ser identificadas como obstáculos.
            Algumas lições:
1ª - Obstáculos foram feitos para serem superados. Não tente driblar, surgirão outros mais difíceis.
2ª - Enfrente os obstáculos, não os supervalorize. Eles parecem mais poderosos do que, verdadeiramente, são.
3ª - Um obstáculo vencido é um trampolim para outro. O obstáculo superado agora servirá de experiência para vencer o próximo, normalmente, mais difícil.
4ª - Ultrapasse os obstáculos que aparecerem na caminhada. Não tem para onde correr: ou ultrapassa-se o obstáculo ou fica para trás.
            Uma pertinente paráfrase de João 16.33 é a seguinte: “Na caminhada, enfrentarão obstáculos, não se desanimem, eu venci os obstáculos”. Com Jesus, podem-se vencer obstáculos.

Um comentário: