quarta-feira, 2 de novembro de 2016

Dia dos vivos

 
No dia 02 de novembro, na maioria dos países ocidentais, é comemorado o Dia de Finados. A intenção original era relembrar a memória dos mortos, dos entes queridos que fizeram parte da história de cada pessoa. Para a Igreja Católica, uma oportunidade para rezar pela alma deles, considerando que em seu corpo doutrinário está a doutrina do Purgatório.

Sem desrespeitar a cultura e crenças diferentes, o dia de hoje pode ser transformado no dia dos vivos.

E como escreveu a poetisa Mirtes Mathias, na poesia “Agora”...

Se queres dar-me uma flor;
Dá-me antes que eu morra...

Se podes hoje fazer o milagre
De um sorriso num rosto que chora,
Não coloques flores sobre tumbas;
Se queres dar-me uma flor, faze-o agora.

Se podes dar um lar ao órfãozinho,
Abrigo ao pobre que geme lá fora,
Não encolhas a mão - Deus está vendo;
Se podes dar-me uma flor, faze-o agora.

Se conheces o Eterno Caminho
Que leva ao templo onde a alegria mora,
Não guardes, egoísta, o teu segredo;
Se podes dar-me uma flor, faze-o agora.

Se podes dizer uma frase linda
Algo que faça a tristeza ir embora,
Dize-a enquanto posso agradecer sorrindo;
Se podes dar-me uma flor, faze-o agora.

O que farei das orações, das flores
Quando do mundo eu já não mais for?
Aos pés de Deus eu as terei tão lindas
Que não precisarei do teu amor.

Não esperes o instante da partida:
Se podes me fazer feliz, faze-me agora.
Para que chorar de remorso e saudade?
Custa tão pouco a felicidade:
Dá-me uma flor antes que eu vá embora.

Nenhum comentário:

Postar um comentário