segunda-feira, 31 de outubro de 2016

Pela fé


Hoje é comemorado o dia da Reforma Protestante, movimento reformista cristão, iniciado silenciosamente bem antes, ganhando vulto e publicidade no início do século XVI, quando Martinho Lutero afixou as 95 teses, em 31 de outubro de 1517, na porta da Igreja do Castelo de Wittenberg.

Os princípios fundamentais da Reforma estão resumidos no que conhecemos como cinco solas: Sola fide (somente a fé), Sola scriptura (somente a Escritura), Solus Christus (somente Cristo), Sola gratia (somente a graça), Soli Deo gloria (glória somente a Deus).

Comemorar a Reforma como um fato histórico, pouco valor terá. O que marcará nossa história é que lugar esses princípios ocupam em nossa vida. Algumas perguntas precisamos responder:

Entreguei-me a Cristo e vivo realmente pela fé e não pelo que vejo e tenho em mãos?
Creio e pratico os ensinos bíblicos como palavra de Deus inerrante e infalível?
Tenho em Cristo o único mediador entre o céu e a terra e dependo dele totalmente?
Reconheço que sou alvo da graça divina e que nenhum mérito há em mim?
Glorifico a Deus diariamente em todas as minhas atitudes?

No caso de faltar em minha vida esses princípios, necessito de uma nova Reforma. Não mais o evento, mas a entrega total a Jesus Cristo, aquele que totalmente TRANSFORMA.

Nenhum comentário:

Postar um comentário