sábado, 5 de setembro de 2015

Café com Cristo - Mulheres guerreiras - Provérbios 31

Ultimamente, muito se tem divulgado sobre mulheres guerreiras, significando que lutaram por alguma causa e deram exemplo. É verdade que boa parte não são tão guerreiras assim, pois, mesmo que tenham sido exemplo em alguma causa nobre, são derrotadas na função mais importante, rainha do lar.
Provérbios 31.10-31 fala da verdadeira mulher guerreira. É verdade que o contexto era de um tempo em que a figura feminina se limitava ao lar e sua grande tarefa é propiciar condições do homem sentir-se bem. Cuidar da casa e dos filhos, manter a ordem e ainda se apresentar bela e cheirosa para o seu amado era sua grande missão.
O texto começa com uma declaração de reconhecimento: “Mulher virtuosa quem a achará? O seu valor muito excede ao de rubis”. Após essa poesia, lista parte de suas obrigações domésticas.
Em contexto semelhante ou diferente do texto em foco, o fato é que a mulher pode sempre ser guerreira. Não de lutas vãs, mas de comprometimento com as causas nobres da família. Esta supera o descalabro de homens irresponsáveis com mais facilidade do que se fosse com a mulher.
Você será uma mulher guerreira quando vencer a luta fora e dentro de seu lar. Não seja uma campeã lá e uma rebaixada cá.

Nenhum comentário:

Postar um comentário