segunda-feira, 13 de abril de 2015

Café com Cristo - Série no livro de Provérbios - Capítulos 1º ao 7º


A série de Provérbios implica em comentar cada capítulo por dia a partir de versículo destacado. Sugerimos que se leia o capítulo correspondente na íntegra.

Provérbios 1
Fuja dos pecadores
O primeiro capítulo de Provérbios traz, dentre os ensinamentos, um apelo ao filho para fugir dos pecadores. É um apelo contundente: “Filho meu, se os pecadores procuram te atrair com agrados, não aceites... se disserem: vem conosco a tocaias de sangue; embosquemos o inocente sem motivo; traguemo-los vivos, como a sepultura; e inteiros, como os que descem à cova; acharemos toda sorte de bens preciosos; encheremos as nossas casas de despojos; lança a tua sorte conosco; teremos todos uma só bolsa! Filho meu, não te ponhas a caminho com eles; desvia o teu pé das suas veredas”.
Mas fugir de quem, se todos são pecadores? Há uma diferença entre pecadores no sentido de herança do pecado e decisão deliberada de cometer o mal. Assim, o fugir dos pecadores significa fugir daqueles que insistem em praticar o mal. Lembro-me de vários amigos meus de infância que brincaram com o pecado e suas vidas foram ceifadas ainda bem jovens.
Você quer viver bem? Fuja de quem tem prazer em praticar o mal, pecar. Além de cavarem suas próprias covas, levam outros com eles. Estando com eles, seja um mensageiro a convidá-los a fugirem do mal.

Provérbios 2
Herdeiros da terra
Uma das bem-aventuranças proferidas por Jesus assegura que “os mansos herdarão a terra”. Provérbios 2.20-22 afirma: “Porque os retos habitarão a terra, e os íntegros permanecerão nela. Mas os ímpios serão arrancados da terra, e os aleivosos serão dela exterminados”.
Um olhar precipitado sugere que há uma maldade no sentido de punição aos que praticam o mal. Raciocine da seguinte maneira: a própria prática do mal leva muitos a se digladiarem entre si e uns eliminarem os outros. É muito comum encontrar parceiros no mal que se tornaram inimigos.
A orientação diz respeito a destacar a diferença entre a conduta dos retos, íntegros e os ímpios. Embora, aparentemente, gente do mal conquiste mais do que os justos, a verdade é que seu domínio tem sempre uma data de validade. É também muito comum encontrar geração futura de quem conquistou desonestamente na pobreza. Soube de um jovem vivendo na pobreza, seus pais foram ricos, mas riqueza conquistada duvidosamente.
Não inveje quem conquista desonestamente. O tempo mostra que só os retos e íntegros conquistam verdadeiramente a terra.

Provérbios 3
Conselhos com promessas específicas
Provérbios 3.7-10: “Não sejas sábio a teus próprios olhos; teme ao Senhor e aparta-te do mal. Isto será saúde para o teu âmago, e medula para os teus ossos. Honra ao Senhor com os teus bens, e com a primeira parte de todos os teus ganhos; e se encherão os teus celeiros, e transbordarão de vinho os teus lagares”.
1º conselho: Não sejas sábio a teus próprios olhos.
2º conselho: Teme ao Senhor.
3º conselho: Aparta-te do mal.
As promessas para esses três: Isto será saúde para o teu âmago, e medula para os teus ossos.
4º conselho: Honra ao Senhor com os teus bens.
5º conselho: Honra ao Senhor com a primeira parte de todos os teus ganhos.
As promessas para esses dois: E se encherão os teus celeiros e transbordarão de vinho os teus lagares.
Todos querem as promessas. Mas nem todos querem obedecer aos conselhos. E não há conquista de promessas sem obediência aos ensinos.
Você quer ser abençoado com as promessas? Obedeça ao Senhor e observe os seus ensinos. O poeta afirmou: “Crer e observar tudo quanto ordenar, o fiel obedece ao que Cristo mandar”.

Provérbios 4
Até ser dia perfeito
  Uma ênfase teológica atual sinaliza dias melhores aqui na terra do ponto de vista de prosperidade. Provérbios 4.18 apresenta uma vertente mais abrangente: “Mas a vereda dos justos é como a luz da aurora, que vai brilhando cada vez mais até ser dia perfeito”. Outra versão clarifica: “O caminho do justo é como a luz da alvorada, que brilha cada vez mais até a plena claridade do dia”.
A ideia é de trajetória que tem seu final com a partida para a eternidade, mesmo que este conceito não fosse claro para o autor. Outra ideia é a de uma vida longeva que experimenta o respeito e admiração dos outros. Em contraste, o verso 19 é aterrorizador: “Mas o caminho dos ímpios é como densas trevas, nem sequer sabem em que tropeçam”.
A maturidade cristã traz em si a distinção entre o aqui e o ali, o agora e o depois, o cá e o lá. Registrou bem Sérgio Pimenta: “Lá, está o meu tesouro, lá onde não há choro, onde todos cantaremos juntos hinos de louvor”.
Nosso dia perfeito não está aqui, está lá. Só há perfeição onde o pecado não tem mais influência. E isso só é possível no céu com o domínio do perfeito Deus. Lá, também, alcançaremos a perfeição.

Provérbios 5
Bendita visão
Há uma acentuada e preocupante perda de visão do ser humano. Isso tem provocado uma corrida aos profissionais que tratam do assunto e o comércio de óticas tornou-se um bom negócio. Alguns afirmam que a exposição à claridade o tempo todo, inclusive na hora de dormir, tem prejudicado sensivelmente. Sugere-se, inclusive, que no quarto não se tenha televisão (mesmo desligada no controle, permanece acesa a luzinha vermelha) rádio com mostrador iluminado, telefone celular ou abajur com iluminação fraca.
Essa experiência humana não é a mesma por parte de Deus: “O Senhor vê os caminhos do homem e examina todos os seus passos” - Provérbios 5.21. Ele não apenas vê, mas examina. É parte de sua natureza a onisciência. Nada fica oculto a Ele.
Duas atitudes pode-se ter ao se relacionar com a onisciência de Deus: 1ª - temor por causa dos nossos pecados. 2ª - segurança, pois ele conhece a nossa estrutura e sabe que somos pó. O temor não pode se transformar em medo para que descansemos na certeza que Ele sabe de nossas necessidades.
Bendita visão! A de Deus!

Provérbios 6
Preguiçoso não tem sucesso

        Provérbios 6.6-11 é um precioso texto sobre o preguiçoso: “Vai ter com a formiga, ó preguiçoso; olha para os seus caminhos, e sê sábio. Pois ela, não tendo chefe, nem guarda, nem dominador, prepara no verão o seu pão; na sega ajunta o seu mantimento. Ó preguiçoso, até quando ficarás deitado? Quando te levantarás do teu sono? Um pouco a dormir, um pouco a tosquenejar, um pouco a repousar de braços cruzados, assim sobrevirá a tua pobreza como o meliante, e a tua necessidade como um homem armado”.
Pr. Lécio Dornas pregou um sermão com base neste texto com o título “Epidemia da preguiça” e destacou:
O preguiçoso não é pró-ativo (As formigas não tem líder, nem chefe, nem governador, mas realizam muito);
O preguiçoso não é previdente (Guardam comida no verão, preparando-se para o inverno);
 O preguiçoso não tem prontidão em agir (Até quando você vai ficar deitado?);
O preguiçoso vive perdendo oportunidades (Eu vou dormir somente um pouquinho...);
 O preguiçoso acaba em ruínas (Enquanto ele dorme, a pobreza o atacará como um ladrão).
É comum nos preletores motivacionais o uso da frase de efeito: “O único lugar em que sucesso vem antes de trabalho é no dicionário”.
Quer ter sucesso? Trabalhe.

Provérbios 7
Tesouros de grande valor

Certo sitiante soube de uma propriedade que tinha um grande tesouro escondido sem que soubessem. Procurou se informar e, supostamente descobrindo-a, vendeu a sua e comprou a que mudaria sua vida. De posse, começou a cavar e procurar com insistência. Anos se passaram e nada. Certo dia, encontrou-se com o proprietário que ficara com a sua. Descobre que estava muito rico e soube que descobrira um grande tesouro na propriedade que comprara dele.
Muita gente está procurando tesouros escondidos. Alguns partem para qualquer atividade que lhes possa garantir riquezas. Provérbios 7.1-3 apresenta tesouros disponíveis para quem quiser: “Filho meu, guarda as minhas palavras, e esconde dentro de ti os meus mandamentos. Guarda os meus mandamentos e vive; e a minha lei, como a menina dos teus olhos. Ata-os aos teus dedos, escreve-os na tábua do teu coração”.
Guardar os mandamentos é sinal de vida. Escondê-los dentro de si era parte do processo. Não basta guardar, é preciso esconder no coração, pois dele procedem as decisões da vida.
Você está à procura de tesouros? O maior tesouro é sua vida. No texto acima está o caminho para encontrá-la.
Deus te abençoe!

Nenhum comentário:

Postar um comentário