terça-feira, 18 de fevereiro de 2014

Quem é o dono do vinho?


João 2.1-11
1 - E, ao terceiro dia, fizeram-se umas bodas em Caná da Galiléia; e estava ali a mãe de Jesus.
2 - E foi também convidado Jesus e os seus discípulos para as bodas.
3 - E, faltando vinho, a mãe de Jesus lhe disse: Não têm vinho.
4 - Disse-lhe Jesus: Mulher, que tenho eu contigo? Ainda não é chegada a minha hora.
5 - Sua mãe disse aos serventes: Fazei tudo quanto ele vos disser.
6 - E estavam ali postas seis talhas de pedra, para as purificações dos judeus, e em cada uma cabiam dois ou três almudes.
7 - Disse-lhes Jesus: Enchei de água essas talhas. E encheram-nas até em cima.
8 - E disse-lhes: Tirai agora, e levai ao mestre-sala. E levaram.
9 - E, logo que o mestre-sala provou a água feita vinho (não sabendo de onde viera, se bem que o sabiam os serventes que tinham tirado a água), chamou o mestre-sala ao esposo,
10 - E disse-lhe: Todo o homem põe primeiro o vinho bom e, quando já têm bebido bem, então o inferior; mas tu guardaste até agora o bom vinho.
11 - Jesus principiou assim os seus sinais em Caná da Galileia, e manifestou a sua glória; e os seus discípulos creram nele.

Introdução:
Apenas João narra este evento.
Na cultura judaica, o vinho tinha papel importantíssimo.
A história do vinho quase que se confunde com a história do povo judeu e com a terra de Israel. A primeira citação bíblica é na passagem de Noé, que não apenas fala do vinho como da embriaguez. Daí em diante o vinho é citado em todos os livros da Bíblia por mais de uma vez com exceção do Livro de Jonas.

Na Torá são mais de 250 citações entre vinho e vinhas. A canção de Isaias (Isaias 5:1,2) é um verdadeiro ode e manual de como plantar videiras. Já Ezequiel (Ezequiel 17:6,8) nos ensina a plantar videiras em treliças e aumentar sua produtividade.

Arqueologistas têm encontrado prensas de vinho por toda Israel, da Galiléia ao Negev. Ânforas e Jarras de transporte de vinho estão entre os achados mais comuns no país. Curiosamente, nota-se que as ânforas costumavam registrar detalhes como onde o vinho foi fabricado, por quem e até o ano, obviamente indicando que, já na antiguidade, a origem do vinho era importante para o consumidor.

A colheita, em épocas bíblicas, era uma estação de festas. O “amassamento” das uvas era feito no gat ou no arevah, gat era um pequeno cubo feito de pedra escavada e o arevah era um mesmo cubo, porem móvel, feito de madeira polida. O mais usado era o gat, que era fixo no local. De um ou de outro, o mosto (a uva pisada, o suco) era coletada para o yekev, uma espécie de barril para transporte. Era depois filtrado e levado a cisternas de pedra ou barro.

Era então guardado em ânforas que eram seladas com “rolhas” de madeira, pedra ou barro.

O vinho era um símbolo da alegria!

Dentre os ensinamentos deste texto, podemos nos limitar a um. E, didaticamente, será apresentado em forma de pergunta: Quem é o dono do vinho?

E vinho aqui pode ser figura de nossa vida, as oportunidades que temos, as situações que enfrentamos, o que possuímos, os ideais que temos, os sonhos que idealizamos, enfim, tudo que norteia a nossa experiência de vida.

Quem é o dono do Vinho?
Às vezes, pensamos:
Minha alegria depende do meu esposo / esposa
Minha alegria depende do meu pai ou minha mãe
Minha alegria depende do meu patrão
Minha alegria depende do meu cliente
Minha alegria depende do meu chefe ou minha chefe
Minha alegria depende do político influente

Afinal, quem é o dono do vinho? O dono do vinho é Jesus!
Diga para quem está do seu lado: o dono do vinho é Jesus!
Jesus é o dono do vinho! Vamos aprender com ele neste texto!

1º - O dono do vinho ensina que há um tempo para todas as coisas - Versos 3 e 4
3 - E, faltando vinho, a mãe de Jesus lhe disse: Não têm vinho.
4 - Disse-lhe Jesus: Mulher, que tenho eu contigo? Ainda não é chegada a minha hora.

Eclesiastes 3.1-8:
Tudo tem o seu tempo determinado, e há tempo para todo o propósito debaixo do céu.
Há tempo de nascer, e tempo de morrer; tempo de plantar, e tempo de arrancar o que se plantou;
Tempo de matar, e tempo de curar; tempo de derrubar, e tempo de edificar;
Tempo de chorar, e tempo de rir; tempo de prantear, e tempo de dançar;
Tempo de espalhar pedras, e tempo de ajuntar pedras; tempo de abraçar, e tempo de afastar-se de abraçar;
Tempo de buscar, e tempo de perder; tempo de guardar, e tempo de lançar fora;
Tempo de rasgar, e tempo de coser; tempo de estar calado, e tempo de falar;
Tempo de amar, e tempo de odiar; tempo de guerra, e tempo de paz.

Há um tempo para todas as coisas!

2º - O dono do vinho tem que ser obedecido em tudo - verso 5.
5 - Sua mãe disse aos serventes: Fazei tudo quanto ele vos disser.
“Fazei tudo” - curioso, o conselho vem de Maria!
Vídeo do Pe. Fábio de Melo

Meu querido irmão, o dono do vinho precisa ser obedecido em tudo, não apenas em parte!
O dono do vinho tem que ser obedecido em tudo

3º - O dono do vinho realiza o que é impossível aos homens - versos 6 a 8.
6 - E estavam ali postas seis talhas de pedra, para as purificações dos judeus, e em cada uma cabiam dois ou três almudes.
7 - Disse-lhes Jesus: Enchei de água essas talhas. E encheram-nas até em cima.
8 - E disse-lhes: Tirai agora, e levai ao mestre-sala. E levaram.
Na realização do milagre, Jesus contou com o que estava disponível: seis talhas (se tivessem 10, seriam cheias), água e os homens.

Jesus só realiza aquilo que eu não posso realizar.
E mais: Ele usará o que eu disponibilizar!

4º - Nas mãos do dono do vinho, o melhor de Deus ainda está por vir - versos 9 e 10.
9 - E, logo que o mestre-sala provou a água feita vinho (não sabendo de onde viera, se bem que o sabiam os serventes que tinham tirado a água), chamou o mestre-sala ao esposo,
10 - E disse-lhe: Todo o homem põe primeiro o vinho bom e, quando já têm bebido bem, então o inferior; mas tu guardaste até agora o bom vinho.

5º - O vinho era o símbolo de quê? Da alegria! O dono do vinho resgata a alegria e a torna permanente
Salmos 4.7: Puseste alegria no meu coração, mais do que no tempo em que se lhes multiplicaram o trigo e o vinho.

João 15.11:
Tenho-vos dito isto, para que o meu gozo permaneça em vós, e o vosso gozo seja completo.

Preste atenção: Qualquer coisa aqui neste mundo que seja a fonte de sua alegria, um dia acaba!

A verdadeira fonte da alegria é Jesus!

Repita comigo: A verdadeira fonte da alegria é Jesus!

Conclusão:
Ilustração: O homem e o professor incrédulo que não acreditava que Jesus transformou água em vinho!

Quem é o dono do vinho? Jesus!
Ele quer resgatar a alegria!

*Sermão pregado na Igreja Batista do Braga, 09 de fevereiro 2014, domingo de noite.

Um comentário: