domingo, 10 de novembro de 2013

Quando a brasa viva toca os nossos lábios*

Isaías 6:1-13
1 - No ano em que morreu o rei Uzias, eu vi também ao Senhor assentado sobre um alto e sublime trono; e a cauda do seu manto enchia o templo.
2 - Serafins estavam por cima dele; cada um tinha seis asas; com duas cobriam os seus rostos, e com duas cobriam os seus pés, e com duas voavam.
3 - E clamavam uns aos outros, dizendo: Santo, Santo, Santo é o Senhor dos Exércitos; toda a terra está cheia da sua glória.
4 - E os umbrais das portas se moveram à voz do que clamava, e a casa se encheu de fumaça.
5 - Então disse eu: Ai de mim! Pois estou perdido; porque sou um homem de lábios impuros, e habito no meio de um povo de impuros lábios; os meus olhos viram o Rei, o Senhor dos Exércitos.
6 - Porém um dos serafins voou para mim, trazendo na sua mão uma brasa viva, que tirara do altar com uma tenaz;
7 - E com a brasa tocou a minha boca, e disse: Eis que isto tocou os teus lábios; e a tua iniquidade foi tirada, e expiado o teu pecado.
8 - Depois disto ouvi a voz do Senhor, que dizia: A quem enviarei, e quem há de ir por nós? Então disse eu: Eis-me aqui, envia-me a mim.
9 - Então disse ele: Vai, e dize a este povo: Ouvis, de fato, e não entendeis, e vedes, em verdade, mas não percebeis.
10 - Engorda o coração deste povo, e faze-lhe pesados os ouvidos, e fecha-lhe os olhos; para que ele não veja com os seus olhos, e não ouça com os seus ouvidos, nem entenda com o seu coração, nem se converta e seja sarado.
11 - Então disse eu: Até quando Senhor? E respondeu: Até que sejam desoladas as cidades e fiquem sem habitantes, e as casas sem moradores, e a terra seja de todo assolada.
12 - E o Senhor afaste dela os homens, e no meio da terra seja grande o desamparo.
13 - Porém ainda a décima parte ficará nela, e tornará a ser pastada; e como o carvalho, e como a azinheira, que depois de se desfolharem, ainda ficam firmes, assim a santa semente será a firmeza dela.

Introdução:

Um hino muito cantado nas décadas de 70 e 80 era Brasa Viva, com Édison e Telma.

Me queima com brasa viva.
Me queima com brasa viva
Me queima com brasa viva do altar.
Toca a minh'alma vem meu coracao queimar
Me queima com brasa viva do altar.

Isto aconteceu com o filho de Amós
tal fato a Bíblia conta para nós
O serafim voou com a tenaz de Jeová
Queimando os seus lábios com a brasa do altar.

O jovem Isaías, olhava para o céu
louvando ao Santo Rei de Israel.
Estava ajoelhado aos santos pés de Jeová
Por isto foi queimado com a brasa do altar.

Isto aconteceu e vai agora acontecer
Da glória o fogo santo vai descer.
O serafim já vem com tenaz de Jeová
E cada crente com
A brasa viva vai queimar.

Há no imaginário evangélico uma ideia equivocada sobre este assunto.
É a ideia de uma ação externa, sobrenatural, mística de transformação, como que a responsabilizar Deus.
É uma ação divina, sim, mas com desdobramentos humanos. É nossa a responsabilidade também!
Que acontece quando somos tocados com a brasa viva do altar?
É o que veremos!

1º - Há uma libertação da condenação
Versos 6 e 7 - Porém um dos serafins voou para mim, trazendo na sua mão uma brasa viva, que tirara do altar com uma tenaz;
E com a brasa tocou a minha boca, e disse: Eis que isto tocou os teus lábios; e a tua iniquidade foi tirada, e expiado o teu pecado.

Mas há uma experiência anterior a isso:
Consciência da Soberania de Deus
Reconhecimento da majestade de Deus
Visão da santidade Deus
Percepção da tragédia humana que somos
Quanto mais próximo de Deus, mais consciência de pecado. Quanto mais perto da santidade divina, mais consciência da miserabilidade humana.

2º - A capacidade auditiva aumenta - você ouve a voz de Deus!
Verso 8 - Depois disto ouvi a voz do Senhor, que dizia: A quem enviarei, e quem há de ir por nós? Então disse eu: Eis-me aqui, envia-me a mim.

Ilustração: uma criança perdida do pai num local com muita gente conversando alto. O Pai grita e ela não ouve. Só depois que todos saem é que ela ouvirá! Assim é o pecado em nossa vida! Ele faz barulho e não ouvimos Deus!

3º - Aprendemos o caminho da prontidão espiritual
Verso 8 - Depois disto ouvi a voz do Senhor, que dizia: A quem enviarei, e quem há de ir por nós? Então disse eu: Eis-me aqui, envia-me a mim.
Deus pergunta: A quem?
O cristão responde: Eis-me aqui! Eis-me aqui! Eis-me aqui! Eis-me aqui! Eis-me aqui!
Os clamores surgem e o cristão não fica olhando para um lado para o outro como que a perguntar:
É comigo?
Fica como aquele personagem Salim. Salim sou eu, Salim saiu!

4º - Descobrimos que a caminhada cristã é mais do que navegar em mar calmo, sereno e tranquilo
9 - Então disse ele: Vai, e dize a este povo: Ouvis, de fato, e não entendeis, e vedes, em verdade, mas não percebeis.
10 - Engorda o coração deste povo, e faze-lhe pesados os ouvidos, e fecha-lhe os olhos; para que ele não veja com os seus olhos, e não ouça com os seus ouvidos, nem entenda com o seu coração, nem se converta e seja sarado.
11 - Então disse eu: Até quando Senhor? E respondeu: Até que sejam desoladas as cidades e fiquem sem habitantes, e as casas sem moradores, e a terra seja de todo assolada.
12 - E o Senhor afaste dela os homens, e no meio da terra seja grande o desamparo.
13 - Porém ainda a décima parte ficará nela, e tornará a ser pastada; e como o carvalho, e como a azinheira, que depois de se desfolharem, ainda ficam firmes, assim a santa semente será a firmeza dela.

Há muita gente querendo o evangelho da bênção de Deus, mas não o Deus da bênção!
Há muita gente querendo o evangelho do trono e não da cruz!
Quando isso acontece qualquer obstáculo faz a pessoa desistir!

Conclusão:
Que evangelho você quer?

*Sermão pregado pelo Pr. Neemias Lima na Igreja Batista do Braga no dia 10.11.13, culto da noite.

Nenhum comentário:

Postar um comentário