sábado, 21 de setembro de 2013

Isto é enfermidade minha


            Outro salmo de Asafe é o 77. Na mesma linha do 73, o músico mostra tremendo sofrimento. Chega a dizer que “se lembrar de Deus, causava perturbação e que sua alma recusava consolo”. Não conseguia dormir e, perturbado, não queria falar. Quadro, provavelmente, de profunda depressão.
            Em sua dor, faz perguntas muito inquietantes: “Rejeitará o Senhor para sempre e não tornará a ser favorável? Cessou para sempre a sua benignidade? Acabou-se já a promessa de geração em geração? Esqueceu-se Deus de ter misericórdia? Ou encerrou ele as suas misericórdias na sua ira?”.
            Interessante é que uma das primeiras conclusões a que chegamos, em nossas crises, é que Deus nos abandonou. Por quê? Provavelmente porque, nessas horas, somos tentados pelo inimigo que deseja acusar Deus diante de nós. É o seu papel.
            Mas Asafe apresenta a realidade: “Isto é enfermidade minha; mas eu me lembrarei dos anos da destra do Altíssimo. Eu me lembrarei das obras do Senhor; certamente que eu me lembrarei das tuas maravilhas da antiguidade. Meditarei também em todas as tuas obras, e falarei dos teus feitos”.
            E seu choro muda, a começar por: “O teu caminho, ó Deus, está no santuário. Quem é Deus tão grande como o nosso Deus?”. Leia todo o texto.
            Quando enfrentar tristeza profunda, não conclua como nos primeiros versos do Salmo 77. Conclua a partir do verso 10.

Nenhum comentário:

Postar um comentário