segunda-feira, 27 de maio de 2013

Um salmo missionário


            Assim começa o poeta o texto do salmo 67: “Deus tenha misericórdia de nós e nos abençoe; e faça resplandecer o seu rosto sobre nós”. Pede a bênção, mas apresenta uma finalidade: “Para que se conheça na terra o teu caminho, e entre todas as nações a tua salvação”.
            Precisamos rever conceitos que sugiram bênção para benefício próprio. Nossa maior alegria deve passar pelo viés de ver acontecer: “Louvem-te a ti, ó Deus, os povos; louvem-te os povos todos. Alegrem-se e regozijem-se as nações, pois julgarás os povos com eqüidade, e governarás as nações sobre a terra. Louvem-te a ti, ó Deus, os povos; louvem-te os povos todos”.
            A perspectiva do poeta é que a salvação trará benefícios para toda a terra: “Então a terra dará o seu fruto; e Deus, o nosso Deus, nos abençoará”. É verdade que devemos nos engajar em movimentos que lutem por melhores dias do planeta, mas não nos esqueçamos que o ser humano transformado por Deus transforma o que está em sua volta.
O resto é balela como a de um ambientalista que, fumando, discursava sobre melhor vida no planeta. Raciocinei: pra que ar melhor, se ele não terá pulmão?! 

Nenhum comentário:

Postar um comentário