sábado, 18 de maio de 2013

Perigos que rondam a família e os cuidados que se deve ter



Pr. Neemias Lima

No último domingo de manhã pregamos um sermão com o título acima. Alguns poucos irmãos sugeriram um cópia ou algo parecido. Sintetizamos aqui para facilitar. O texto motivador é II Samuel 13, o capítulo inteiro.

Introdução:
Estamos diante de uma tragédia. Um homem abusa sexualmente de sua irmã, filhos do mesmo pai e de mães diferentes. Depois, outro irmão, tomado as dores da irmã, mata o que lhe fez mal. Sofrimento, dor, choro, tragédia. Em algum tempo, você percebeu algum perigo rondando sua família? Como você agiu? Que atitudes você tomou?

1º - Perigo das amizades - vs. 3-5. É preciso distinguir amigos de amizades. Amigo sempre é bom, mas bons amigos podem tornar amizades ruins. Exemplo: se você é amigo de quem não gosta de estudar, dificilmente você gostará.

2º - Perigo da cegueira causada pelo pecado - vs. 6-7; 32. Por que Davi não percebeu a malícia de Amnom? No verso 32, Jonadabe sugere que todos percebiam a insatisfação de Amnom. O pecado cega e Davi pecara no caso de Bate-Seba.

3º - Perigo de estar sozinho - vs. 9-11. Cuidado com o que você faz quando está sozinho. Cuidado quando estiver longe do cônjuge, dos pais, dos filhos, dos irmãos da Igreja. Na verdade, você nunca estará sozinho!

4º - Perigo da desobediência às tradições - vs. 12-14. A estrada trilhada pelas gerações passadas é um legado de grande valor. Tradição é diferente de tradicionalismo. “Tradição é a fé viva dos mortos, tradicionalismo é a fé morta dos vivos”.

5º - Perigo do que se faz após o pecado - vs. 15-20. O pecado em si nem é grande problema, sim, o que se faz após ele. Não racionalize, justifique, transfira a culpa. O melhor caminho é a confissão e arrependimento. Provérbios 28.13 e I João 1.7-9.

6º - Perigo da omissão - v. 21. Davi apenas se irou. Nada fez para evitar futuras tragédias. Não basta se irar, é preciso agir. A omissão é tão ruim quanto o mau exemplo.

7º - Perigo do pecado encoberto - vs. 30-39. Ele sofria por causa do pecado que tinha encoberto. Quem semeia vento, colhe tempestade.

Conclusão:
Que perigos rondam as nossas famílias atualmente? Que cuidados precisamos para evitar as tristezas? Como família, você está disposto ou disposta a agir para o bem do seu lar?

Nenhum comentário:

Postar um comentário