terça-feira, 23 de abril de 2013

Cinco passos para superar tragédias

   Por Rick Warren

“Seria impossível, em apenas uma mensagem, discutir todas as razões para o sofrimento e por que Deus permite uma tragédia”. Com essas palavras, o pastor Rick Warren introduziu um artigo escrito por ele sobre o sofrimento.

Recentemente, Warren perdeu seu filho caçula, Matthew, que aos 27 anos cometeu suicídio após lutar contra problemas psicológicos durante toda a vida.

O texto “5 Ways to Respond When Tragedy Strikes”, que pode ser traduzido como “5 maneiras de reagir a tragédias”, foi publicado no Charisma News, e diz que para vencer a dor é preciso alguns passos básicos e gerais.

Conhecido por seu livro best-seller Uma Vida com Propósitos, Warren diz que o primeiro passo para superar o sofrimento advindo de uma tragédia é “liberar a dor” para que as “emoções fortes” não causem danos maiores.

“Se você não lidar com eles, mas enchê-los profundamente, a sua recuperação de uma crise sempre leva muito mais tempo do que deveria [...] Jesus disse em Mateus 5:04: ‘Bem-aventurados os que choram, porque eles serão consolados’. Em outras palavras, não há problema em chorar. Enfrente seus sentimentos. Não os reprima [...] Você libera suas emoções a Deus. Se você não conversar sobre isso, você vai prejudicar a si mesmo ou a outra pessoa”, disse o pastor.

O segundo passo seria admitir que precisa de apoio, para que o fardo não seja absorvido por apenas uma pessoa: “A Bíblia diz: ‘Levai as cargas uns dos outros … Ao ajudar uns aos outros com seus problemas, você obedece a Lei de Cristo’. Gálatas 6:02. É um grande erro isolar-se dos outros quando você está passando por uma crise. Nossa tendência é querer ser por nós mesmos, mas você precisa de outras pessoas em uma tragédia”, escreveu o enlutado pastor.

Recusar-se a ser amargo é apontado por Rick Warren como uma forma de superar traumas, pois segundo ele, ser feliz é uma opção: “Uma das coisas que eu aprendi por estar no ministério há muitos anos é que não há absolutamente nenhuma correlação na vida entre suas experiências e sua felicidade. Eu tenho visto pessoas que tiveram absolutamente as piores experiências na vida, coisas que chocam a todos nós, e ainda assim mantém uma atitude alegre, feliz, positiva, porque a felicidade é uma escolha. Você é tão feliz como você escolhe ser”, disse Warren.

O quarto passo sugerido por Rick Warren para superar tragédias é guardar na memória o que realmente faz diferença na vida, e valorizar isso.

“Os desastres têm uma forma de esclarecer nossos valores e apontar o que realmente importa e o que não importa. Jesus disse: ‘A vida de qualquer um não consiste na abundância do que possui’ Lucas 12:15. Não confunda o seu patrimônio líquido, com sua autoestima. Não confunda os seus bens com o seu propósito na vida [...] O que importa são os relacionamentos. Você pode perder a casa? Sim. Você pode perder uma carreira? Sim. Você pode perder um casamento? Sim. Você pode perder a sua saúde? Sim. Você pode perder sua beleza juvenil? Sim. Você pode perder o seu relacionamento com Deus? Não”, pontuou o pastor.

Confiar em Deus é o quinto passo sugerido pelo pastor, que cita a esperança como demonstração explícita da fé nesses momentos: “Cristãos se posicionam nas tragédias de forma diferente do resto do mundo. Temos que confiar inteiramente em Cristo. Temos que ter esperança. Mas como? Intencionalmente apoiado em Cristo para a estabilidade, a ouvir a Cristo como direção, e olhando para Cristo, para a salvação. Ele é a nossa Rocha, nosso abrigo, o nosso grande Pastor, o nosso esconderijo. O sofrimento e a tragédia são inevitáveis ​​em um mundo pecaminoso, mas Jesus Cristo faz toda a diferença. Decida que você vai confiar nele, mesmo na mais escura das horas de sua vida”, aconselha.

Dias após a morte de Matthew Warren ocorreu o atentado terrorista em Boston, durante a maratona da cidade. Na ocasião, o pastor Rick Warren interrompeu seu luto para pedir aos fiéis através de seu perfil no Twitter que orassem pela cidade e pelos Estados Unidos.

Fonte: http://www.adiberj.org/portal/2013/04/23/cinco-passos-para-superar-tragedias-sugeridos-pelo-pr-rick-warren-apos-a-perda-do-seu-filho/?

Nenhum comentário:

Postar um comentário