segunda-feira, 11 de fevereiro de 2013

Renúncia do Papa - Opiniões - 2


   Pr. Elizeu Rocha*

O PAPA PEDIU PARA SAIR

Com grande surpresa a comunidade mundial e principalmente católica, desperta nesta segunda feira com a notícia que o sucessor de Pedro (PAPA), solicita sua renuncia alegando saúde precária.

Neste momento tudo se torna possível e ao mesmo tempo especulação. Com o tempo e calma, poderemos entender melhor este momento.

Ele é o quarto Papa a renunciar ao cargo. Antes dele, o Papa Ponticiano deixou a liderança da Igreja Católica no ano de 235. Depois vieram Celestino V, em 1294; Gregório XII, em 1415.

Sua peregrinação no cargo foi um grande desafio, além de substituir João Paulo II, um papa querido por todos, carismático e aberto em algumas questões. Bento XVI sofreu com as crises da Europa e os protestos de ativistas gay, sem falar nos protestos envolvendo a corrupção no Vaticano. Em alusão às isenções fiscais imobiliárias, de que gozam os palácios pontifícios situados fora do Vaticano, os presentes os protestos gritavam: “O Vaticano deve pagar impostos como todo o mundo”. Todos estes protestos mobilizaram muitas pessoas na Praça São Pedro e jornais locais e de toda a Europa.

Creio que a investida na Igreja Católica será ganhar a popularidade dos povos. Um Papa carismático, aberto a mudanças como: A liberação do casamento dos padres, o uso de preservativo e anticoncepcional, liberar o aborto em casos especiais, etc...

A figura de um Papa jovem ou atualizado com as questões do momento será fundamental para o impulso da igreja Católica no mundo. Como os estudiosos ainda não se pronunciaram estamos apenas especulando. Mas em breve vamos entender melhor a estratégia que está sendo desenhada.

* Diretor Executivo da Cultivar Consultoria e Treinamento, Graduado em Marketing pela Unopar, Graduado em Teologia pela Faculdade Unida de Vitória, Mestrado em Novo Testamento pela Faculdade Teológica e Cultural da Bahia. Pós-Graduado em EAD, Doutorando em Ciência da Educação UAB, Certificado pela Adobe Macromedia Dreamweaver, Graduado pelo Instituto Haggai em Liderança Avançada (2008), Capelão, Relações Públicas, Gestor do Fórum Teológico do RJ, Pastor Sênior da Segunda Igreja Batista em Gramacho.


Nenhum comentário:

Postar um comentário