terça-feira, 26 de fevereiro de 2013

O contexto histórico em que Jesus nasceu - IV

   Prof. José Francisco de Moura
   Doutor em História

Continuamos nossos escritos sobre o contexto histórico em que Jesus nasceu.
O colapso do reino Hasmoneu se deu após a morte da esposa do rei Alexandre, que tinha assumido o trono por breve período. Uma luta intestina entre seus filhos fez com que um deles chamasse Roma e, em conjunto com ela, um Idumeu helenizado para assumir o trono. Era Herodes, o Grande.

Herodes era de uma família riquíssima, um daqueles que tinha sido transformadas em judeus à força durante o processo de expansão hasmoneu. Ou seja, na tentativa de transformar os vizinhos em judeus ortodoxos, os hasmoneus cavaram sua própria sepultura.

Herodes era amante da cultura grega e aliado de Roma, e assim que assumiu o trono, separou o Templo do governo. Voltou-se contra os descendentes dos hasmoneus, perseguindo-os. Um deles, porém, conseguiu apoio dos Partos (persas) e invadiu Jerusalém. Herodes fugiu para Roma e voltou com 30 mil romanos, massacrando os tradicionalistas. A região virava assim uma província de Roma, e Herodes, o Grandes, o seu representante.

Herodes governou com sabedoria. Ele atraiu milhares de judeus helenizados para seu lado, e auxiliou milhares deles que viviam fora da Palestina. Calcula-se que este número já era 3 vezes maior que o de judeus residentes. Usou de sua amizade com Roma e com as elites gregas para beneficiar os judeus da diáspora. Ele também induziu os judeus que viviam fora da Palestina a ajudarem-se mutuamente.

Encantado com o universalismo romano, que na verdade havia sido herdado dos gregos, Herodes criou o mais impressionante plano de obras já visto na Palestina. Investiu pesadamente em ginásios, teatros, ágoras e liceus. Refez Samaria, assolada pelos hasmoneus. Mas também investiu pesadamente no Templo, satisfazendo os religiosos ortodoxos.

Herodes, o Grande (37-4 a.C.)

Na política interna, Herodes procurou não se meter nos negócios do Templo, o que fez com que a situação se acalmasse na região. Quando algum grupo ortodoxo o contestava, ele era de uma crueldade impressionante. Chegou a matar 6 mil deles de uma só vez. Os fariseus moderados tornaram-se seus aliados. Os tradicionalistas insatisfeitos foram para as montanhas e para o deserto, de onde buscaram se reorganizar para expulsar Roma e seus representantes.  É nesse contexto que surgem os Zelotes, os que, como o nome diz, buscavam zelar pela aplicação da lei, que consistia basicamente em não aceitar a dominação estrangeira e o que ela trazia consigo em termos de mudanças culturais.

Os zelotes serão os novos macabeus da época romana e junto com os essênios, formavam aquilo que de mais retrógrado e reacionário havia na religião judaica. Eram nacionalistas ferrenhos e viviam do saque às caravanas comerciais que se dirigiam para a Palestina. Esperavam um Messias que os livrasse do domínio romano. Durante o reino de Herodes eles não se mostravam ainda fortes o suficiente para perturbar o poder, o que só ocorrerá mais tarde.

Jesus nasceu no fim do governo de Herodes, em cerca de 4 a.C.. Jesus irá viver em um mundo dividido entre os judeus aliados dos romanos que governavam a Palestina e os tradicionalistas que esperavam apenas um momento para retomar o poder.

A partir de amanhã vamos ver como Jesus se inseriu nessa briga e como acabou se tornando vítima dela.

Fonte: http://josefranciscoartigos.blogspot.com.br/

Nenhum comentário:

Postar um comentário