quarta-feira, 13 de fevereiro de 2013

O Brasileiro, um Imbecil do Futuro.


   Dr. Marcelo Paes, Médico

Recentemente eu publiquei um texto que fala dos séculos e séculos de uma educação desumanizadora e “descivilizatória”, voltada para o acirramento das disputas por mercado e por dinheiro, gerando uma legião de excluídos e aumentando a concentração de renda nas mãos de alguns poucos milionários.

Pois bem, o carnaval de hoje em dia mostra claramente como isto se dá. A massificação da bestialidade musical, um pipocar de funks medíocres com letras horrorosas, uma imbecilização da classe média que outrora ouvia Chico Buarque e hoje ouve Thiaguinho achando que está ouvindo samba, enquanto, na verdade, está ouvindo um produto feito sob encomenda para idiotizar o povo através do falso rótulo de cultura de massa. Falso sim, pois esta ”cultura” está sendo introduzida na cabeça das pessoas através das mídias convencionais, dominadas pelo interesse do dinheiro.

Foi-se o tempo do carnaval como festa popular espontânea, festa pagã apoiada até por arcebispos progressistas como Dom Hélder Câmara. Foi-se este tempo. A dominação do povo através de uma pseudo arte alienante e idiotizante tomou conta das ruas. Acabou a cultura brasileira, já não temos mais Nelson Cavaquinho, Cartola, Silas de Oliveira, Chico Buarque, João Bosco e tantos outros. Agora é uma penca de estereótipos da burrice que ano após ano se revezam em um novo-velho conjunto de analfabetos musicais. Gente que se presta à indústria da mediocridade e que destrói a nossa identidade nacional, e, evidentemente, a nossa capacidade de reagir à dominação explícita do capital sobre a nossa cabeça, sobre a nossa cultura.

Todo este sistema de imbecilização é conduzido pelas mídias e, agora, também por muitas igrejas que usurparam o evangelho, para, em seu nome, arrecadar dinheiro dos pobres, enquanto os vão benzendo com a ignorância. Nomes como Faustão e pastores como Silas Malafaia deviam estar sentados no banco dos réus, sendo julgados por crime de lesa identidade nacional.

Fico triste, se a deseducação do povo seguir este ritmo em breve estaremos mais ignorantes do que os primeiros humanos, mal e porcamente saberemos conjugar um verbo, ou saberemos aplicar uma regra gramatical da língua portuguesa. Seremos uma legião de dominados, um bando de ”oligobacas” a bater palmas para a burrice, um conjunto de idiotas dominados por uma nação estrangeira, ou pior, por um grande conglomerado econômico multinacional.

É preciso fazer alguma coisa, urgentemente. Ou estaremos fadados ao fracasso enquanto nação. Fracassará o Brasil, e com ele toda uma geração maravilhosa de artistas que foram destruídos pela grande mídia, de Chiquinha Gonzaga e Carlos Gomes, à Chico Buarque de Holanda e Tom Jobim, passando por Cartolas, Lupicínios e tantos outros. Será o nosso fim, assim como chegou ao fim este texto.

Fonte: http://josefranciscoartigos.blogspot.com.br/

Nota: Agradecemos ao prof. Chicão a gentileza da autorização para publicarmos o que, originalmente, foi postado em seu blog. Mostra a sua grandeza.

Nenhum comentário:

Postar um comentário