quinta-feira, 14 de fevereiro de 2013

Declaração de Leonardo Boff

"Onde há poder, não há amor 
nem misericórdia".

3 comentários:

  1. Leonardo Boff é pensador extraordinário. Gosto muito de acompanhar suas entrevistas. Os seus escritos também são maravilhosos. Já li ètica e Ecologia, Espiritualidade. Também artigos, como, Umarevolução ainda por fazer, e outros.
    Mas a frase exposta, por ela só, sem o contexto, contraria o presuposto de que o maior poderoso é o que mais ama: Deus.
    Abraço.
    Pr. Hudson Galdino

    ResponderExcluir
  2. Querido Hudson,
    o contexto é sobre a renúncia do Papa.
    Em primeira mão, eu concordo com você, mas há que se considerar, pelo menos, duas coisas:
    1 - a essência do Todo-poderoso é amor e não poder.
    2 - a ideia de haver no texto é a de ter, ou seja, "onde tem poder..." e, no Todo-poderoso, não se percebe "ter poder", mas ser poder.
    De qualquer forma, as suas considerações são muito bem-vindas. Ter leitor como você aumenta a responsabilidade.
    Saudações tricolores.

    ResponderExcluir
  3. Pr. Neemias
    1. Só é possível atribuir a Deus como SENDO, amor e SENDO porque Ele revela isso de alguma forma fazendo com esses seus atributos deixem de estar somente nele para alcançar outros. Ele nos alcança com o seu ... Por isso admitimos que Deus é e tem. Esses atributos só podem ser vistos e reconhecidos por nós porque experimentamos como tal e aí entra o aspecto do TER. Quando Deus que é poder nos alcança como esse seu poder é que consiguimos como finitos que somos reconhecer que Ele tem poder.
    2. Quanto ao contexto do Papa, a frase dita pelo renomado Frei é reflexiva mas de alguém que nunca teve a sintonia de Roma. Razão porque ela é influenciada pelo que ele experimentou quanto ao Vaticano.
    3. A frase de Boff não pode ser vista como uma verdade absoluta tendo emvista que entendendo que o poder pode ser exercido com amor e misericórdia e existe um possível amor e misericórdia que exercido sem poder, sem autoridade pode ser tornar em fronxidão.Exemplo: Os pais possuem poder, autoridade sobre os filhos e exercem amor e misericórdia.
    Abraço
    Pr. Hudson

    ResponderExcluir