segunda-feira, 18 de fevereiro de 2013

Compromisso com a Excelência



Por Jim Mathis

Ao trocar o carpete lá de casa, contratamos uma empresa bem recomendada e pagamos um preço bem alto pelo novo e sua colocação. Quando terminaram, minha esposa quase chorou com a bagunça que deixaram.

Garanti a ela que poderia resolver tudo e, rapidamente, recolhi os retalhos, passei o aspirador e refiz o rodapé. Até acrescentei à minha coleção algumas ferramentas próprias para colocação de carpete. Depois que os móveis voltaram a seus lugares o ambiente ficou com aparência ótima. O instalador simplesmente não tivera cuidado bastante para concluir o serviço.

Recentemente tive outra péssima experiência com uma loja de pneus. Os pneus gastaram-se prematuramente porque não foram balanceados corretamente. Depois de alguma discussão, o dono concordou em dar-me desconto por um novo jogo de pneus. Mas quando fui pegar o carro, vi que tinham deixado o metal das rodas arranhado e coberto de graxa. Gastei cerca de trinta minutos limpando e polindo as rodas, mas ficaram os arranhões. Consegui pneus novos, mas o serviço foi totalmente insatisfatório.

Fazendo analogia com os esportes, essas empresas poderiam ter ganho a corrida, mas falharam e não alcançaram a linha de chegada. Não se preocuparam comigo ou com minha esposa, nem com a aparência da nossa casa ou as condições do nosso carro. Usando  terminologia do futebol, poderiam ter marcado um gol, mas nem chegaram a cruzar o meio do campo.

Como fotógrafo, um dos meus compromissos é garantir aos clientes sempre superar suas expectativas e não me deter até que estejam, não apenas satisfeitos, mas encantados. Seja em que ramo atuamos ou que tipo de produto ou serviço forneçamos: esse deveria ser nosso objetivo!

A determinação de fazer o melhor possível faz sentido. Em muitos casos o futuro da empresa depende de clientes que usam seus serviços sempre. E a melhor propaganda é um cliente satisfeito. Clientes insatisfeitos podem ocasionar desastres. E cliente insatisfeito está sempre mais propenso a contar sua experiência.

Existe, porém, razão ainda melhor para nos esforçarmos e buscar excelência, dando o máximo de nossa capacidade. A Bíblia ensina: “Tudo o que fizerem ou disserem, façam em nome do Senhor Jesus e por meio Dele agradeçam a Deus, o Pai... O que vocês fizerem façam de todo o coração, como se estivessem servindo o Senhor e não as pessoas” (Colossenses 3.17,23).

Cada um de nós recebeu habilidades, talentos e experiências únicos, que nos capacitam para o trabalho que fazemos. Uma maneira de mostrar gratidão pelo que recebemos é usar ao máximo nossas habilidades.


Questões Para Reflexão ou Discussão
1.    Já teve alguma experiência negativa com algum produto ou serviço? Qual foi seu sentimento e reação?
2.    Por que alguns indivíduos e empresas parecem se satisfazer em fornecer produto ou serviço de qualidade abaixo do padrão?
3.    Você já se percebeu deixando de fazer seu melhor em algum projeto ou tarefa? Como corrigiu isso?
4.    Que pensamentos lhe sugerem os textos bíblicos mencionados?

Desejando considerar outras passagens da Bíblia relacionadas com o tema, sugerimos: Provérbios 11.1; 12.24; 14.23; 16.11; 18.9;  22.29; 27.18; Eclesiastes 3.9-12; Colossenses 3.24-25.


*Jim Mathis, dono de um Estúdio de Fotografia em Overland Park, Kansas, USA, especializado em trabalhos corporativos, comerciais e artes dramática. Também dirige uma Escola de Fotografia. Jim é autor de "Câmaras de Alto desempenho", livro para pessoas comuns sobre fotografia digital. Foi dono de uma Cafeteria e Diretor Executivo do CBMC, em Kansas City, Kansas, Missouri. Tradução de Mércia Padovani. Revisão e adaptação de José Sergio Fortesr.

Um comentário:

  1. Meditando no texto e analizando cada questão que ele deixou para reflexão eu resumiria em:
    Na vida passaremos por várias decepções com empresas, assim como ele passou. É um preparo para aprendermos a passar com pessoas. Quantas vezes colocamos confiança e esperamos ser retribuídos com algum amigo, patrão, parentes distantes e até mesmo pai, mãe e irmão. Muitas das vezes não é por vontade própria que estas empresas ou pessoas nos decepcionam, e sim por falta de sabedoria e até de entendimento da palavra de Deus. A b´blia nos ensina que: "É melhor confiar no Senhor que confiar em homens." ( Sl 118.8) Viver é difícil, mas não complicado. Em Romanos 8 podemos ler vários versículos em que Paulo nos orienta a viver em espiríto, e é exatamente para aprendermos a usar o fruto do Espírito que nos é concedido pela graça e misericórdia de Deus.
    Decepções farão parte do nosso dia a dia e isso nunca nos foi escondido por Jesus. Ele sempre avisou.
    Por sermos falhos , também causaremos decepções. Nem sempre acertaremos, mas em Cristo nós teremos a humildade de reparar nossos erros.

    ResponderExcluir