quinta-feira, 21 de fevereiro de 2013

Características de Jesus


      Jornalista e Seminarista Bruna Lemos

A Bíblia está repleta de homens e mulheres que imprimem na igreja características essenciais, entre eles, há aqueles que nos ensinam o caminho da realização dos sonhos, como José; outro como ser paciência, Jó; ainda há quem nos ensinam a ser segundo o coração de Deus, Davi; há aqueles que especialmente nos instruem a não seguir seus passos, Sansão. Mas tem uma pessoa que cativa minha atenção e que diferente de todos acertou em tudo e cumpriu seu propósito com louvor. Suas atitudes e comportamentos revelam quem Ele é... E, sobre tudo, quem devemos ser, Jesus.
Entre as inúmeras características de Jesus, existem três que considero pilares para a vida. Vamos a elas: 

1ª Jesus se importava com as necessidades das pessoas
Em vários momentos na bíblia vemos Jesus atuando em favor das causas daqueles que estavam vulneráveis. E jamais, agiu com indiferença as necessidades dos outros. Esse contexto se desenha em Marcos 5:21-43.
O cenário era o seguinte: Uma multidão, a oportunidade, cada um com sua necessidade – o mestre atende a duas pessoas. De um lado, Jairo, o Chefe da Sinagoga.

·    As competências do chefe da sinagoga canalizavam-se em presidir a assembleia, interpretar a lei, decidir sobre questões legais, administrar a justiça, abençoar os casamentos e decretar os divórcios.

Este por sua vez, homem importante na sociedade da época. Do outro lado, a mulher do fluxo de sangue. Pobre, vivendo uma total escassez financeira, tudo que tinha havia gastado na expectativa de se curar, e sem saúde!

Então, Jesus podia dizer que estava ocupado para atendê-los, que tinha marcado outro compromisso, estava em cima da hora, que tinha uma multidão o esperando em outro lugar... Ou talvez, que tinha que dedicar tempo aquela multidão. Por que ele deveria se importar com 2 pessoas e cada uma com um problema diferente? No entanto, Ele se importou e amou suas causas.

2º Jesus viveu alegremente para a glória de Deus!
Salmos 45: 7 e Hebreus: 1 – 9Amaste a justiça e aborreceste a iniqüidade; por isso Deus, o teu Deus te ungiu, com óleo de alegria mais do que a teus companheiros”.

Assim como Jesus, fomos chamados a viver para a glória de Deus. E vivemos para a glória de Deus quando vivemos comprometidos com a nossa missão aqui na terra. Certa vez, li o livro Uma vida com propósito, o autor relata em um dos capítulos que um passarinho vive para a glória de Deus quando ele vive a vida de passarinho, ou seja, quando constrói seu ninho, cuida dos seus filhinhos, bate as asas ao voar... Ele está vivendo para a glória de Deus! E não foi isso que Jesus fez?

E nós? Nós vivemos para a glória de Deus quando fazemos coisas que são atribuídas ao ser humano fazer, como jogar bola, apreciar uma boa comida, se pra uns dormir dá prazer, por que não?! Sim, estamos vivendo para a glória de Deus ao viajar, dançar, comer pizza com os amigos, jogar um monte de conversa fora, e tantas outras coisas!

Para experimentamos o óleo da alegria na família, no trabalho, nas relações sociais e, sobre tudo, com cada um nós mesmos, precisamos viver com compromisso o propósito para o qual Deus nos fez. Uns são felizes cantando, outros se realizam na matemática, uns amam ler ou escrever, outros são eloquentes. Faça o que gosta e naturalmente isso se fundirá ao seu ministério, e mais ainda, a Grande Comissão, difundir o evangelho nesta terra.

3º Jesus era um homem de relacionamentos
O escritor Paulo Brabo, em seu livro Em 6 passos o que Jesus faria, página 12:
(...) Jesus, que comia com estelionatários, bebia com agiotas  e  era  amigão de prostitutas,  tolerava  aparentemente tudo em todos. “Eu não condeno você”, ele ousou blasfemar aos ouvidos da mulher adúltera. O  rabi puxava conversa  com  divorciadas  promíscuas,  pousava  sua mão sobre  leprosos de que todos desviavam o olhar e dormia nas camas rendadas de  inimigos do povo. O sujeito conseguiu o  feito  inédito de sustentar a  fama de homem de Deus ao mesmo tempo que abraçava os puxadores de fumo, traficantes,  travestis  e  aidéticos  do  seu  tempo (...)

Jesus estreitava relacionamentos, ele não usava as pessoas, seus dons e recursos, Ele caminhava junto. O amigo Jesus tornava notórias suas intimidades, seus segredos, e, por vezes oferecia seu colo.
Ora, achava-se reclinado sobre o peito de Jesus um de seus discípulos, aquele a quem Jesus amava”. João 13:23.
Jesus, um amigo de perto! Que entende nossos silêncios, as palavras confusas, que se revela nos detalhes, que é didático, amigo.
Você e eu fomos chamados a viver como Jesus viveu nesta terra. Então, que tal se importar com as necessidades dos outros, viver alegremente para a glória de Deus e dedicar-se a se relacionar com as pessoas a sua volta?

Nenhum comentário:

Postar um comentário