sábado, 13 de outubro de 2012

Ensina a criança


            Minha irmã mais velha, Nelma, era criança, bem criança. Nossa família morava na roça, num sítio, e fazia divisa com outros. A vizinhança na roça significa morar a alguns minutos e até hora de distância de uma casa para outra. Na cidade, às vezes, a vizinhança significa a mesma parede dividindo as casas.
Uma das famílias vizinhas era muito amiga. Um dia, minha irmã foi à casa dessa família para fazer alguma coisa. Na volta, viu uma lata velha jogada no chão (parece-me que é daquelas de gordura de coco, lembra-se!?) e, para alguma satisfação como brinquedo, trouxe para nossa casa. Chegando cá, minha mãe perguntou-lhe: “Onde você encontrou essa lata?”. “No quintal de dona... (não me lembro o nome da vizinha)”, respondeu Nelma. “Ela te deu?”, voltou a perguntar. Recebendo “não” como resposta, minha mãe sentenciou: “Vá até à casa dela e devolva a lata. Nada se pega de ninguém”. O mesmo percurso foi feito num causticante sol para devolver uma lata velha.
Pode parecer exagero. Afinal, uma lata velha jogada no quintal sem qualquer valor, nem monetário nem emocional. Mas não é. Atitude como essa é que ajuda a formar o caráter de crianças. Criança sem um presente para festejar fica triste. Criança sem impressão no caráter fica sem vida. Criança sem um presente para festejar sofre por alguns dias. Criança sem impressão no caráter sofre a vida toda.
Estamos nas comemorações do Dia da Criança. Que tipo de investimento temos feito na vida delas? Que tipo de gente teremos daqui a alguns anos? Com certeza, teremos adultos que receberam as impressões que deixamos em seu caráter.
Diz a Bíblia: “Ensina a criança no caminho em que deve andar e até quando envelhecer não se desviará dele” - Provérbios 22.6.
Que nossas crianças recebam o melhor presente de nós: a formação de um bom caráter.
Pr. Neemias Lima

Nenhum comentário:

Postar um comentário