quinta-feira, 27 de setembro de 2012

Vice-Presidente da Convenção Batista Fluminense levanta polêmica sobre Direção Executiva


Embora jovem, o pr. Ceza Duarte (foto) tem se destacado com sua presença em várias diretorias da Ordem dos Pastores Batistas do Brasil e da Convenção Batista Fluminense.
Uma de suas características é se posicionar nas questões que muitas vezes se torna polêmica, fugindo à postura tradicional de alguns em ficarem em cima do muro.
Atendendo ao nosso blog, o 2º Vice-Presidente da Convenção Batista Fluminense fala sobre diversos assuntos, inclusive sobre a questão da direção interina da Convenção, situação incomum já que o pr. José Maria de Souza dirige uma Igreja que pertence a outra Convenção, no caso a Primeira Igreja Batista da Barra da Tijuca na Convenção Batista Carioca.

Ascensão rápida como liderança
Tudo o que acontece na minha vida eu atribuo a meu DEUS, pois é Ele o responsável por tudo. Por ser de uma família batista, e ter meus irmãos pastores (Aécio Pinto Duarte, Amilton Duarte dos Santos e Milton Duarte dos Santos), também contribuiu para que isso acontecesse.

Construção do Colégio Batista em Niterói
Eu me posiciono sempre, nunca fico escondido diante de qualquer assunto, o Colégio Batista é necessário em todos os municípios que tem uma Igreja Batista da Convenção. Eu penso que tem que ser construído sim, porém com recursos do próprio colégio.

Evangelização do estado do Rio pelos Batistas
O nosso estado é privilegiado, tem mais de 1300 igrejas batistas, o trabalho que as igrejas fazem é maravilhoso, o mutirão realizado pelas igrejas é fantástico, com isso vejo que o nosso estado é muito bem EVANGELIZADO.

Tradição X Modernismo
Vejo esse assunto como primordial, é preciso manter a tradição pois ela faz parte da nossa história e não podemos abandoná-la por qualquer vento de doutrina que aparece, já tivemos muitos ventos que passaram. O modernismo é importante, pois todos precisamos da modernidade se não ficaremos para trás, mas para se modernizar não precisamos deixar a tradição, o mundo evolui gradativamente e precisamos dessa evolução moderna para alcançarmos os nossos objetivos e não podemos deixar a tradição pois ela nos conduz com mais firmeza.

Diretoria da Convenção Batista Fluminense

Direção executiva da CBF
Boa, o Pr. José Maria faz um bom trabalho que é visível, porém precisa se definir, se fica como nosso diretor ou não, o prazo foi dado e até agora ele não respondeu, e precisa fazer, pois eu acho inadmissível um Diretor Executivo trabalhar apenas duas vezes na semana e ter um ótimo salário como ele tem. Estamos aguardando o que ele vai dizer para nós. Penso que as normas para o Diretor Executivo tem que estar no estatuto, como por exemplo a exclusividade como funcionário, não podendo ter outra função e ter aproximadamente seis meses para poder deixar o ministério e ficar como diretor, com o atual isso não aconteceu, isso precisa ser revisto.

Considerações finais
Gostaria de agradecer primeiro a Deus por ter me dado a oportunidade de servi-lo como pastor batista e também a nossa denominação por fazer parte dela, pois é uma denominação séria e aos amigos pastores que muito me abençoam.

Nota do Blog: O espaço é garantido para que qualquer parte se manifeste.

4 comentários:

  1. Ótima entrevista, não podemos perder a nossa identidade por abraçar alguns costumes e doutrinas do nosso tempo.

    ResponderExcluir
  2. Concordo com os posicionamentos, em especial o da secretaria executiva da convenção, a tradição e importante nos identifica, no entanto há algumas que precisam ser repensadas, Como o rebatismo em alguns casos , e a ceia restrita a mesma fé e “ Ordem” tradições desprovidas de embasamento bíblico sólido, que é praticada pelo simples fato de sempre ternos feito assim, o equilíbrio precisa ser encontrado, mas infelizmente temos mais facilidade de viver em extremos.

    ResponderExcluir
  3. É lamentável a situação da CBF. Investir apenas 5% em evangelismo e pagar um salário que corresponde a 26 salários mínimos (salvo engano) ao executivo que trabalha 2 dias por semana. Na verdade, a situação dos executivos da nossa denominação já tem me incomodado há tempo. É preciso rever conceitos, valores...para que o trabalho avance e vidas sejam alcançadas.
    O executivo, no mínimo, executa algo em favor de alguém. É um funcionário das Igrejas cooperantes. É preciso trabalhar sem perder o foco, sem deixar de lado as Igrejas Batistas do interior (por exemplo), que contribuem com pouco e necessitam de muito. Como fechar os olhos?
    Há algum tempo atrás, ouvi de um líder (que prefiro não mencionar), que a única função da Ordem dos Pastores era reunir-se para tomar cafezinho.
    Pasme! Precisamos nos posicionar, levantar a nossa voz, para que a CBF, OPBB e CBB EXECUTEM o que é necessário, deixando de lado as "fábulas profanas". Estamos juntos, Pr. Neemias! Forte abraço

    ResponderExcluir
  4. Uma das minhas maiores crises com a denominação é justamente a dura mania que temos de querer agradar gregos e troianos e muitas vezes o fazemos em detrimento da verdade, quiçá até mesmo em detrimento dos nossos próprios "princípios", por isso fico muito feliz em saber que existem jovens pastores como eu que procuram caminhar em direção contrária.
    Pra mim os que não querem "colocar a cara à tapa" não devem compor o quadro de líderes, o líder é o que direciona, o que conduz e firmeza é uma característica fundamental, lembrando que firmeza não é inflexibilidade, excelente entrevista, inteligente e firme.
    DEUS ABENÇOE ESTE NOSSO CAMPO FLUMINENSE!

    Pr. André Daniel da Costa Loureiro

    ResponderExcluir