sexta-feira, 28 de setembro de 2012

Um diácono que foi modelo de integridade


Pr. Neemias Lima
Atos 6:1-15
1.Ora, naqueles dias, crescendo o número dos discípulos, houve uma murmuração dos gregos contra os hebreus, porque as suas viúvas eram desprezadas no ministério cotidiano.
2.E os doze, convocando a multidão dos discípulos, disseram: Não é razoável que nós deixemos a palavra de Deus e sirvamos às mesas.
3.Escolhei, pois, irmãos, dentre vós, sete homens de boa reputação (de bom testemunho), cheios do Espírito Santo e de sabedoria, aos quais constituamos sobre este importante negócio.
4.Mas nós perseveraremos na oração e no ministério da palavra.
5.E este parecer contentou a toda a multidão, e elegeram Estêvão, homem cheio de fé e do Espírito Santo, e Filipe, e Prócoro, e Nicanor, e Timão, e Parmenas e Nicolau, prosélito de Antioquia;
6.E os apresentaram ante os apóstolos, e estes, orando, lhes impuseram as mãos.
7.E crescia a palavra de Deus, e em Jerusalém se multiplicava muito o número dos discípulos, e grande parte dos sacerdotes obedecia à fé.
8.E Estêvão, cheio de fé e de poder, fazia prodígios e grandes sinais entre o povo.
9.E levantaram-se alguns que eram da sinagoga chamada dos libertinos, e dos cireneus e dos alexandrinos, e dos que eram da Cilícia e da Ásia, e disputavam com Estêvão.
10.E não podiam resistir à sabedoria, e ao Espírito com que falava.
11.Então subornaram uns homens, para que dissessem: Ouvimos-lhe proferir palavras blasfemas contra Moisés e contra Deus.
12.E excitaram o povo, os anciãos e os escribas; e, investindo contra ele, o arrebataram e o levaram ao conselho.
13.E apresentaram falsas testemunhas, que diziam: Este homem não cessa de proferir palavras blasfemas contra este santo lugar e a lei;
14.Porque nós lhe ouvimos dizer que esse Jesus Nazareno há de destruir este lugar e mudar os costumes que Moisés nos deu.
15.Então todos os que estavam assentados no conselho, fixando os olhos nele, viram o seu rosto como o rosto de um anjo.
Introdução:

Conceituando:
Integridade: do latim integritate. Qualidade do íntegro. Inteireza. Retidão. Inteiro.

Significa a qualidade de alguém ou algo ser íntegro, de conduta reta, pessoa de honra, ética, educada, imparcial... o que é íntegro, é justo e perfeito, é puro de alma e de espírito.

Um ser íntegro não se vende por situações momentâneas, infringindo as normas e leis, prejudicando alguém por um motivo fútil e incoerente. A moral de uma pessoa não tem preço e é indiscutível.

Pressupostos:
1º - Nenhum de nós é íntegro totalmente.
Como escreveu C. S. Lewis: “Quando um homem se torna melhor, compreende cada vez mais claramente o mal que ainda existe em si. Quando um homem se torna pior, percebe cada vez menos a sua própria maldade”.

“Precisamos compreender que integridade não é uma atitude medida pela ausência de erros, mas pela decisão de não repeti-los” - Do livro Liderança e Integridade, Ronaldo Lidório.

“Como está escrito: Não há um justo, nem um sequer” - Romanos 3.10.

Parece-me que o texto de Paulo aos Efésios “Até que todos cheguemos à estatura do varão perfeito” sinaliza que só alcançaremos a perfeição depois de muito tempo na eternidade.

2º - A vigilância deve fazer parte da caminhada para não sermos traídos em nossa integridade.
É muito oportuna a advertência de Paulo: “Aquele, pois, que cuida estar em pé, olhe não caia” - I Coríntios 10.12.

3º - Nossas atitudes devem ser carregadas de misericórdia com os que caem, mas de intenso combate ao erro.
Irmãos, se algum homem chegar a ser surpreendido nalguma ofensa, vós, que sois espirituais, encaminhai o tal com espírito de mansidão; olhando por ti mesmo, para que não sejas também tentado. Levai as cargas uns dos outros, e assim cumprireis a lei de Cristo. Porque, se alguém cuida ser alguma coisa, não sendo nada, engana-se a si mesmo” - Gálatas 6.1-3.

Dito isso, vamos ao diácono que foi modelo de integridade. Não apenas para ter a informação de sua vida, mas com o objetivo de termos como modelo para nossa caminhada cristã.

1º - Em que circunstância Estêvão demonstrou integridade?

Resposta: No meio da adversidade.

7.54.E, ouvindo eles isto, enfureciam-se em seus corações (esbravejaram de raiva), e rangiam os dentes contra ele.
55.Mas ele, estando cheio do Espírito Santo, fixando os olhos no céu, viu a glória de Deus, e Jesus, que estava à direita de Deus;
56.E disse: Eis que vejo os céus abertos, e o Filho do homem, que está em pé à mão direita de Deus.
57.Mas eles gritaram com grande voz, taparam os seus ouvidos, e arremeteram unânimes contra ele.
58.E, expulsando-o da cidade, o apedrejavam.

Temos a ideia que ser íntegro é não ficar devendo, ter o nome limpo, não cometer alguns pecados. Isso tudo sinaliza integridade, mas é muito mais do que isso.

1.1       - É permanecer firme na fé no meio da adversidade.

1.2 - É não ser dirigido pelo politicamente correto.
A Convenção Batista Fluminense investe 5% do Plano Cooperativo em Evangelismo, ninguém fala nada para não parecer rebelde.

Por outro lado, há funcionário que custa o dobro do que é investido em Evangelismo. Participar disso sem questionar é deixar de lado a integridade.

2 - Que aconteceu com Estêvão?
Resposta: Foi apedrejado.
Ser íntegro significa, muitas vezes, sofrer a ponto de morrer.

Ilustração: o rapazinho que trabalhava e o patrão o orientou a colocar menos mantimento na sacola. Mostrar só até o ponto em que foi demitido.

3 - Como Estêvão deu exemplo de integridade?

1º - Olhou na direção certa
Verso 55: “Cheio do Espírito Santo, fitando os olhos no céu”.
Pode parecer sem propósito, mas a direção que dirigimos nossos olhos demonstra nossa integridade.

O hinozinho antigo dizia: “Cuidado olhinho no que vê... O Salvador do céu está olhando pra você, cuidado olhinho no que vê”.

Pra onde você olha na hora da aflição, do dilema ético, da necessidade de tomar decisão? Olha para o seu semelhante? Para o político?

Se olharmos para o céu, teremos o padrão de integridade bem definido.

2º - Teve visão correta do domínio de Deus e senhorio de Cristo
Verso 55: “viu a glória de Deus, e Jesus em pé à direita de Deus”.

O que você vê na hora da aflição? Vê as circunstâncias?
É na visão do domínio de Deus sobre tudo e todos que você deve firmar suas posições. Somente a Deus devemos temer, a ninguém mais.
Isso não significa que seremos irresponsáveis, mas conscientes que estamos guardados pelo Senhor e nada nos acontece sem o consentimento dele.

Interessante a súplica de Estêvão: “Senhor, não lhes imputes este pecado”. Em outras palavras: vocês podem me matar, mas quem domina é Deus, é a Ele que vocês prestarão contas e eu peço que este pecado não seja imputado a vocês.

A integridade nos faz dominar a situação, mesmo quando estivermos à beira da morte.

3º - Usou palavras edificadoras
Versos 56, 59-60: “e disse: Eis que vejo os céus abertos, e o Filho do homem em pé à direita de Deus. Apedrejavam, pois, a Estêvão que orando, dizia: Senhor Jesus, recebe o meu espírito. E pondo-se de joelhos, clamou com grande voz: Senhor, não lhes imputes este pecado”.

O Salmo 19.14 diz: “Sejam agradáveis as palavras da minha boca e a meditação do meu coração perante a tua face, Senhor, Rocha minha e Redentor meu!”.

Que palavras você usa na hora da adversidade?

4º - Assumiu a posição correta: de joelhos
Atente para o conteúdo da oração dele: “Senhor Jesus, recebe o meu espírito. E pondo-se de joelhos, clamou com grande voz: Senhor, não lhes imputes este pecado”.

Que posição você assume quando precisa decidir uma situação adversa? A de boxeador? A de um atirador?
Estêvão ficou de joelhos. Será que dói menos as pedradas?

O que você usa mais no meio da adversidade: os joelhos ou a língua?

Conclusão:

Do livro Liderança e Integridade, Ronaldo Lidório: “Observando a cíclica evangélica brasileira podemos perceber processos de coerção social sobre a liderança eclesiástica levando-a a valorizar mais os resultados do que a fidelidade, prestigiando mais os títulos que a intimidade com Deus, pagando mais pela eloquência do que pela integridade. Estes são processos nocivos que mancham a alma, entristecem a vida e geram modelos equivocados de liderança que, infelizmente, serão seguidos”.

A integridade sempre nos fará vencedores.
Ilustração: Lembra a história do rapazinho que trabalhava e o patrão o orientou a colocar menos mantimento na sacola? Mostrar o final depois.

E no caso de Estêvão, como ele se saiu vitorioso?
Um detalhe despercebido por muitos no verso 60 ou no primeiro do 8º: “E Saulo consentia na sua morte”.

Quem foi Saulo? Saulo - Hebraico / Paulo - Romano

Nenhum comentário:

Postar um comentário