domingo, 26 de agosto de 2012

Café com Cristo - Família e amigos não resolvem na hora do sofrimento


Jó é conhecido como o rei da paciência. É comum ouvir “fulano tem paciência de Jó”. É verdade que nem sempre é paciência, sim, passividade. Paciência significa, dentre outros, resignação para enfrentar os problemas e, muitas vezes, no texto bíblico perseverança.
Mas voltemos a Jó: prosperidade, família bonita e feliz, terra produzindo, vida tranquila, homem justo, íntegro e que não praticava o mal. De repente, pobreza, perda dos filhos, falta de produção, temporal violento. A vida é assim, de uma hora pra outra, tudo pode mudar, ou para bem ou para mal. E na vida de Jó mudou para mal.
Nessas horas se conhece verdadeiramente o caráter de uma pessoa. Ele é conhecido no meio do temporal. Não se conhece o caráter de alguém com o mar está tranqüilo, seguindo o seu curso normal, mas quando se enfrenta um confronto, seja ele de ordem material, moral e ética, física ou psicológica.
Sua esposa sugeriu-lhe amaldiçoar a Deus e morrer. Ele disse não. Seus amigos lhe apresentaram teologia capenga e equivocada. Ele contestou. Sofreu, foi moído, experimentou dores, mas confiou. E no final, foi vencedor. Tudo em dobro.
A prova não era para Deus, este o conhecia. Era para o diabo, para Jó, seus amigos, família e para nós. Por isso, Jó declarou: “Antes eu te conhecia de ouvir falar, mas, agora, os meus olhos te veem”.
Conheçamos Deus como Jó, pois na hora do sofrimento nem família nem amigos resolvem o nosso problema.

Nenhum comentário:

Postar um comentário