terça-feira, 7 de fevereiro de 2012

Enfrentando os Problemas da Vida

            Iniciamos na última quarta-feira uma série de cinco semanas com o título acima. Acontece no mês de fevereiro.
            No primeiro encontro, abordamos o assunto, dando orientações de como se enfrentar problema.
            O texto bíblico motivador foi João 16.33: “Digo isso para que, em mim, vocês tenham paz. No mundo vocês enfrentarão problemas, mas tenham coragem. Eu venci o mundo”.
            É comum a conclusão que só nós enfrentamos problemas, mas é bom lembrar que todo mundo enfrenta problema. Aqui na terra só há um lugar onde não se enfrenta aflição: o cemitério. Assim mesmo quem é levado pra lá, pois o que vão por conta própria, os trabalhadores, os enfrentam em profusão.
            Sabedores que não evitaremos os problemas, precisamos saber lidar com eles. Eis alguns passos:
1º, identifique qual é o problema.
2º, confie a Deus o seu problema.
3º, nem superestime nem subestime.
4º, veja o que pode fazer para resolver.
5º, compartilhe com pessoa confiável.
6º, enfrente, não fuja do problema.
7º, use toda a verdade, não minimize.
8º, seja didático, um de cada vez.
9º, resolva um, sem criar outro.
10º, tenha paciência, pode levar tempo.
            Identificar o problema não é fácil. Confiar a Deus é tarefa muito árdua. Somos tendentes a superestimar ou subestimar as aflições. É preciso que façamos a nossa parte. Devemos contar com pessoas confiáveis que nos ajudem. Não podemos fugir dele, mas enfrentá-lo. Somos tentados a omitir fatos e sem verdade não há vitória. Resolver um de cada vez é sábio. Ser paciente é um exercício que precisa ser praticado permanentemente.
            Expressou o poeta sacro: “A Jesus Cristo, contarei tudo / que haja em meu peito, a me perturbar / os meus problemas, meus sofrimentos / só Ele pode suavizar / A Jesus Cristo, meu Mestre amado / narrarei sempre minha aflição / aos meus cuidados, meus sofrimentos / só Ele pode dar solução”.
            Com Cristo, enfrente os problemas da vida.
Pr. Neemias Lima

Nenhum comentário:

Postar um comentário