segunda-feira, 24 de outubro de 2011


Morador registra momento da queda de prédio em Salvador; veja vídeo

Edifício de três andares desabou por volta de meio-dia de domingo (23).
Ninguém ficou ferido. Moradores saíram do local um dia antes.

Do G1 BA
2 comentários
queda do prédio de três andares no bairro de Macaúbas, em Salvador, foi registrado em vídeo por um morador da casa que fica em frente. A situação aconteceu por volta de meio-dia do domingo (23). Cinco moradores já tinham desocupado o imóvel um dia antes dele desmoronar. Ninguém ficou ferido. (Veja imagens exclusivas no vídeo ao lado).
O prédio ficava na Rua Aloísio Azevedo. Os cinco ocupantes foram para a casa de parentes. Segundo a dona, a família saiu no sábado (22) porque a Defesa Civil tinha condenado a construção. "Eles vieram aqui e informaram que estava caindo, que dava para ouvir o estalar. A Codesal condenou a casa, disse que se não caísse ao chão, teria que ser demolida", relata a bioquímica Débora Rocha, dona do imóvel.
Quando Débora comprou o prédio, há quase dois anos, havia dois andares. Ela construiu o terceiro e fez algumas reformas. "Ele não era bem dividido, por isso fizemos outra reforma. Um técnico fez a planta, mas não teve fiscalização", comenta.
Segundo o cunhado dela, o auxiliar administrativo Marco Aurélio, o que provocou a queda foi a retirada de entulhos e barro de um terreno vizinho, um dia antes. Isso teria prejudicado a estrutura do prédio. "O proprietário do terreno ao lado pegou uma escavadeira com três caçambas e tiraram terra. Escavaram muito, abaixo do nível da terra", relata.
A Codesal esteve no local e demoliu o que ainda estava em pé. A engenheira Zenilca Galeão apontou duas possíveis causas para o desabamento. "Primeiro a fundação do prédio estava rasa, provavelmente foi construída com uma fundação inadequada. Como houve corte no terreno ao lado, feito por um particular, houve movimentação na terra também, o que deve ter sido o fator preponderante", explica.  A Defesa Civil disse que está tentando identificar o dono do terreno ao lado do prédio que desabou para ele ser notificado.

Nenhum comentário:

Postar um comentário