quarta-feira, 19 de outubro de 2011

Coluna no Jornal Completo, de Cabo Frio, 15 de outubro

Riqueza e pobreza transcendem o ter e o não ter
Pr. Neemias Lima*
Uma imagem que guardo há muito tempo era ver seu Epaminondas (nome fictício para preservar a imagem) com roupas velhas, sujas, montado num cavalo meio magro. O incrível de tudo era que nosso personagem era rico e tinha grandes propriedades.
Outro, que chamaremos Virgulino, andava quilômetros a pé para não gastar com passagem, e ainda descalço, poupando a compra de calçados. Era também rico.
Ricos vivendo como pobres. Não era sinal de humildade e nem cuidado com a extravagância. Seu Virgulino viu morrer uma filha sem mover uma palha para dar tratamento melhor.
Em atitude oposta, conheci seu Fantasioso. Parecia ter o rei na barriga. Todos que se aproximavam dele imaginavam ser um homem rico. Era pobre de doer, de dar dó, paletó de uma listra só. Pobre vivendo como rico.
Sinceramente, não sei qual dos casos é pior. À primeira vista, os ricos que viviam como pobres pareciam estar certos. Afinal as posses estavam guardadas, dinheiro no banco ou emprestado a juros, e a vida era tocada. Será mesmo que estavam certos?! Dizem que Alexandre, o Grande, mandou fazer duas aberturas nas laterais de seu caixão e, quando fosse sepultado, o fizessem com as mãos para fora. Tinha a intenção de mostrar que, embora fosse um conquistador de todo o mundo, morria sem nada levar, com as mãos vazias. Há pessoas que guardam como se fossem levar as posses. Previdência é uma coisa, ganância é outra.
Pensando nas duas atitudes, lembrei-me de Provérbios 13.7: “Há quem se faça rico não tendo coisa alguma, e quem se faça pobre, tendo grande riqueza”. Para início (ou meio?) de conversa, devo dizer que o sentido do provérbio não é o mesmo das atitudes acima. Ele não fala de atitudes nossas que podem ou não ser aceitáveis. Fala de princípios de vida. É mais ou menos parecido com “o pouco com Deus é muito e o muito sem Deus é nada”. Dentro dessa perspectiva, temos pobres ricos e ricos pobres. Pobres de bens materiais e ricos de espirituais. Ricos de bens materiais e pobres de espirituais. Que pobreza é ser rico pobre e que riqueza é ser pobre rico!
O triste de tudo é que há cristãos que vivem como se fossem os mais miseráveis do mundo. E são filhos do dono de tudo e de todos. Um adesivo me chamou a atenção: não sou dono do mundo, mas sou filho do dono. Jesus empobreceu para que tornássemos ricos, enfermou-se para nos dar saúde, morreu para vivermos.
Riqueza e pobreza não são, necessariamente, ter e não ter. Transcendem a isso. Em Cristo, mesmo nada tendo, tudo temos, pois “o nosso Deus, segundo as suas riquezas, supre as nossas necessidades”. Louvado seja Deus por isso.

Notas:

Amanhã, 19h 29min, na Igreja Batista do Braga, os professores serão homenageados e os presentes receberão a bênção proferida pela Igreja. Desejando, chegue lá.

Vários professores e professoras foram instrumentos de valor inestimável em minha vida. Citar todos é tarefa árdua. Registro o nome da professora que marcou minha vida nas primeiras séries: Amelice de Oliveira Carvalhal. Na década de 60, no interior, ela motivava suas aulas como se tivesse as informações de hoje. Nunca me esqueci dela e nem de seu nome completo.

Mudança geral nos comandos dos batalhões do estado transfere o Tenente Coronel Samir Vaz Lima de nossa cidade. Vai para o sul do estado. Não entendo muito do assunto, mas mudar geral como mudou, parece-me desarticular todo trabalho já iniciado, a meu ver, enfraquecendo-o. É esperar pra ver.

Apesar de termos um sobrenome igual, eu e o Tenente Coronel Samir não somos parentes, o que seria uma honra pra mim, pois trata-se de pessoa da melhor espécie. Esperamos que o novo comandante, assim que assumir, faça um excelente trabalho.

Você pode tomar todos os dias o Café com Cristo no endereço: www.prneemiaslima.blogspot.com

Guarde esta data: 27 de outubro, às 19h 29min, pois batistas da região celebrarão os 140 anos de trabalho no Brasil. Além de louvor, adoração pregação, muitas informações sobre o início do trabalho em 10 de setembro de 1871. O evento acontecerá na Igreja Batista do Braga e o pregador será o pr. Sócrates de Oliveira (foto), Diretor Executivo da Convenção Batista Brasileira.

Congresso sobre liderança de excelente nível acontece nos dias 21 a 23, no Hotel Malibu, promovido pelo Centro de Juventude e Cultura Cristã. Estará presente um dos maiores biblistas do Brasil, Prof. Luiz Sayão. Desejando informações, www.juventudecrista.com.br

Sobre a Lei dos Iguais, votada pela Câmara Municipal de Cabo Frio, aguardando o prefeito Marquinho Mendes sancionar, o Grupo LGBT de Cabo Frio espalhou e-mails, informando que os vereadores faltavam às sessões para não votarem o projeto. Sinceramente, tenho dúvidas que os nobres edis tomassem tal atitude. Eu recebi em vários endereços. Que se expliquem os vereadores!

Lançamos a campanha: Salve sua vida, use cinto de segurança. Salve sua alma, aceite Jesus como Salvador!

Oração de um menino, para você começar seu dia:Paizinho, obrigado por este dia! Eu não quero desobedecer, mas eu sei que vou desobedecer. Então, me ajude nessa luta, se não eu tô na vala. Eu conto contigo, me ajude! Em nome de Jesus, Amém!”.

*Pastor da Igreja Batista do Braga. Suas pregações acontecem às quintas-feiras, 19h 29min, e aos domingos, 9h 29min e 19h 29min. O templo fica localizado na Rua Omar Fontoura, 117 - Braga - Cabo Frio (em frente à Central Municipal de Marcação de Consultas).

Se desejar ler outros textos, acesse www.batistadobraga.org.br e www.prneemiaslima.blogspot.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário