segunda-feira, 24 de outubro de 2011

Café com Cristo - Nº 163


Preparos para a Adoração
Jacó e Esaú experimentaram a reconciliação após ódio e medo. Jacó deve erigir um altar em Betel. Este lugar tem importante significado na história bíblica: Abraão armou sua tenda e edificou o primeiro altar - Gênesis 12.8 e 13.3, Jacó teve a visão da escada que atingia o céu e anjos subiam e desciam - Gênesis 28.10-22. Só Jerusalém é mais citada que Betel. Significa Casa de Deus.
Com Jacó vemos atitudes maduras no início da revelação divina. Chama a família e ordena: “Lancem fora os deuses estranhos, purifiquem-se e mudem as suas vestes”. Entendeu que o Deus santo exigia abandono do pecado. Veja que limpeza: objetos de culto jogados fora (o exterior), a purificação (o interior) e vestes trocadas (o que cobria corpos infectados).
Ao visitarmos doentes graves devemos nos cobrir com outra roupa, colocar luvas e lavar as mãos. Tem o sentido de evitar transmitir e adquirir infecção. Isso tem sua aplicação no culto: precisamos nos limpar das infecções adquiridas.
Pr. Davi Gomes pregava num lugar e no primeiro banco uma mulher com vestido muito curto e decotado. Ele orava a Deus pedindo libertação para ela. Com surpresa, a vê cantando em solo no mesmo culto. Ouvi do pr. Aylptom de Jesus Gonçalves: “É fariseu tanto quem é limpo por fora e sujo por dentro quanto quem é limpo por dentro e sujo por fora”.
Em Oséias, Betel tem outro nome: Bete-Áven - 4.15, 5.8 e 10.5-8. Significa Casa do Nada, de Vaidade, da Nulidade, isto é, dos ídolos. Que declínio! Em Cristo, somos o santuário. Leia I Coríntios 3.16. Purifiquemo-nos de tudo que é sujo e sejamos Casa de Deus, não Casa do Nada.

Nenhum comentário:

Postar um comentário