quarta-feira, 31 de agosto de 2011

Ricardo Gomes - Notícia boa!


Médicos retiram sedação, e Ricardo Gomes abre os olhos e se movimenta

'Ele deve recuperar totalmente os movimentos', diz o médico Fábio Miranda, que não descarta uma volta do treinador aos gramados

Por Rafael CavalieriRio de Janeiro
Os médicos que cuidam de Ricardo Gomes no Hospital Pasteur, na Zona Norte do Rio de Janeiro, reuniram-se na manhã desta quarta-feira para passar novas informações sobre o quadro do treinador. E, mais uma vez, as notícias foram boas. Os sedativos foram retirados, e o comandante vascaíno já está respondendo aos primeiros contatos. Segundo os médicos, ele esboça movimentos de ambos os lados do corpo, sendo o esquerdo muito mais do que o direito, que foi afetado. O risco de morte, no entanto, ainda existe, embora tenha diminuído consideravelmente.
Clínico responsável pelo acompanhamento diário do caso, Fábio Guimarães de Miranda disse que ainda é cedo para falar sobre a possibilidade de sequelas permanentes. No entanto, ele explicou que, com as sessões de fisioterapia que terão início já nesta quarta-feira, o treinador "tem tudo para recuperar totalmente os movimentos".
- As notícias são boas. Suspendemos de manhã cedo os sedativos, e após duas horas ele já apresenta reações positivas. Acordou, abriu os olhos em determinados momentos e movimentou braços e pernas, mais o lado esquerdo do que o direito, como esperado. Isso não quer dizer que ele vá ter sequelas permanentes, pois ainda é cedo para uma avaliação definitiva. Mas vamos iniciar a fisioterapia, e ele deve recuperar totalmente os movimentos. Com o período de maiores complicações terminando, ele apresenta normalidade no estado clínico, sinais vitais normais e exames de imagem compatíveis com boa evolução - explicou o médico.
Fábio Guimarães de Miranda, Ricardo Periardi, José Antônio Guasti médicos hospital pasteur ricardo gomes (Foto: Rafael Cavalieri / Globoesporte.com)Fábio Guimarães de Miranda, Ricardo Periard e José Antônio Guasti dão boas notícias sobre o quadro clínico do técnico Ricardo Gomes (Foto: Rafael Cavalieri / Globoesporte.com)
A recuperação de Gomes amenizou o clima de tensão que rondou o hospital nos últimos dias. Até os funcionários agora mostram semblantes mais tranquilos, e o filho do treinador, Diego, já conseguiu abrir um sorriso.
A visão otimista em função da recuperação faz com que nem mesmo um retorno aos campos seja descartado pelos médicos. Ricardo Gomes sofreu um acidente vascular cerebral durante o clássico entre Flamengo e Vasco, no último domingo, no Engenhão.
- Ainda é cedo para falar, mas tenho a esperança muito grande de que ele possa voltar a ser treinador - disse o clínico.
Ainda é cedo para falar, mas tenho a esperança muito grande de que ele possa voltar a ser treinador"
Fábio Guimarães de Miranda, médico
Além dos sedativos, o aparelho de respiração também foi parcialmente retirado. Nos últimos dias, a respiração de Ricardo Gomes era totalmente artificial. Agora, as máquinas apenas auxiliam esse processo. Apesar do clima de otimismo, o trio de médicos afirmou que a prudência continua e que, em caso de qualquer alteração, os sedativos podem voltar a ser usados.
- Por enquanto isso não está previsto. Ele ainda está bastante sonolento, e o processo é bem lento. Mas o que poderíamos esperar de resposta positiva foi encontrado. Os movimentos são espontâneos, e a respiração agora é apenas auxiliar. A cada dia que passa uma batalha é vencida. A prudência é importante, mas o hospital e o quadro clínico estão fazendo o máximo - explicou Fábio.
Inicialmente, fisioterapia será passiva
Parte fundamental no processo de recuperação para evitar as sequelas permanentes, a fisioterapia será iniciada nesta quarta-feira de forma passiva. Ou seja, o fisioterapeuta realiza os movimentos para Ricardo Gomes. O objetivo principal é evitar um possível quadro de atrofia muscular após tantas horas sem qualquer movimentação.
- No estado em que ele se encontra, a movimentação é passiva. O fisioterapeuta movimenta para ele readquirir precocemente a força muscular e não realizar um quadro grave de atrofia. Além disso, ele também fará fisioterapia respiratória para não correr qualquer risco de voltar para os aparelhos - explicou Fábio.
O presidente do Vasco, Roberto Dinamite, esteve no hospital nesta manhã para visitar Ricardo Gomes e se mostrou emocionado com a recuperação do treinador.
- Não dá para esconder, é muita emoção. Isso é fruto da enorme corrente de oração e pensamentos positivos que todos estão fazendo pelo Ricardo. Estamos vencendo juntos cada batalha nesta grande luta pela vida. Da parte técnica, tudo foi e está sendo feito. Por isso não podemos parar com essa corrente - afirmou.
Entenda o caso
Ricardo Gomes sofreu um acidente vascular cerebral (AVC) no segundo tempo do clássico entre Flamengo e Vasco, no último domingo, no Engenhão. Foi levado inicialmente para o centro médico do estádio e, em seguida, encaminhado para o Hospital Pasteur, na Zona Norte do Rio de Janeiro, onde foi submetido a uma cirurgia que durou cerca de três horas e meia. A hemorragia no cerébro em decorrência do AVC sofrido pelo treinador foi estancada, e a circulação, restabelecida.

No ano passado, quando ainda comandava o São Paulo, Ricardo Gomes teve uma vasculite, considerada um pequeno AVC, e precisou ficar internado após o clássico contra o Palmeiras, pelo Campeonato Paulista. No entanto, o médico do Vasco Clóvis Munhoz assegura que o problema não é relacionado com o enfrentado pelo treinador na outra ocasião.
Fonte: http://globoesporte.globo.com/futebol/times/vasco/noticia/2011/08/medicos-retiram-sedacao-e-ricardo-gomes-abre-os-olhos-e-se-movimenta.html

Nenhum comentário:

Postar um comentário