quinta-feira, 11 de agosto de 2011

Atitudes assim fazem bem!

Câmara acha recados de operários que construíram prédio do Congresso
Mensagens escritas em 1959 foram encontradas por equipe da Câmara.
Manutenção buscava a origem de um vazamento no Salão Verde da Casa.

Mensagem de operários encontrado na Câmara (Foto: Jose Cruz/Agência Brasil)

Ao buscar a origem de um vazamento no Salão Verde da Câmara, uma equipe de manutenção encontrou seis mensagens de operários que trabalharam na construção do Congresso Nacional. As mensagens, com erros de ortografia, foram encontradas acima da laje do Salão Verde da Câmara. As mensagens trazem frases de amor e recados aos políticos.

"Que os homens de amanhã que aqui vierem tenham compaixão dos nossos filhos e que a lei se cumpra", diz mensagem escrita a lápis sobre o concreto pelo operário José Silva Guerra, com data de 22 de abril de 1959. Outra mensagem diz: "Só temos uma esperança: nos brasileiros de amanhã".

Além das mensagens, foram encontradas uma caixa de prego, um tubo de pasta de dente da marca Gessy e ferramentas. “É uma escrita feita com a intenção de deixar uma mensagem de otimismo, de que eles estavam acreditando que aquele trabalho que eles estavam fazendo, trabalho árduo, seria em benefício do país", disse o diretor do Departamento Técnico da Câmara, Reinaldo Brandão.

As mensagens também mostram sentimentos dos operários como amor e saudade. "Amor palavra sublime que domina qualquer ser humano" e "Saudade: palavra que nunca morre, quando morre fica arquivada no coração", foram algumas das frases encontradas.

O presidente da Câmara, Marco Maia (PT-RS), foi ao local nesta quinta-feira e afirmou que vai consultar especialistas para avaliar a possibilidade de liberar o local para visitação pública.
"Quem sabe a gente possa, orientados pela área de museus, criar algum tipo de visitação a esses escritos”, disse. “O importante é que o que vimos ali é exatamente a materialização do sentimento dos operários, dos trabalhadores que aqui estavam durante a construção de Brasília."


Fonte: http://g1.globo.com/politica/noticia/2011/08

Nenhum comentário:

Postar um comentário