sexta-feira, 15 de julho de 2011

Igreja 24 Horas

Quando precisamos de dinheiro, principalmente em horários não comerciais, vamos ao banco 24 horas. Hoje em dia temos farmácia 24 horas, restaurante 24 horas, mercado 24 horas, etc. Por que não temos ainda igreja 24 horas?
Ouvi há poucos dias uma frase que me fez pensar: "Não vamos à igreja, somos igreja. Não vamos ao culto, somos culto". De fato, concordo com esta afirmação e acredito que quando pensamos diferente, igreja e culto se tornam apenas eventos.
Temos que ter em mente que somos igreja não somente quando nos reunimos no templo situado à Rua Frei Caneca. Somos igreja quando, por exemplo, nos reunimos em casa com nossa família. Somos igreja quando nos encontramos com nossos irmãos no mercado ou no shopping. Somos mais do que um grupo que se reúne em um edifício. Somos, na verdade, o edifício no qual a igreja se reúne.
O templo e a sede não fazem a igreja ser Igreja. Temos o costume de dizer que vamos à igreja. Não que estejamos de todo errados em dizer, mas se pensamos que igreja é só isso, aí que mora o perigo. O templo só é sagrado porque nós ali estamos. O Espírito Santo habita em nós e não no templo.
Ao dizer que "somos culto", entendo que o culto é realizado em nós, como nos ensina o apóstolo Paulo: "(...)e apresenteis os vossos corpos como sacrifício vivo, santo e agradável a Deus, que é o vosso culto racional." (Rom. 12:2)
O culto que prestamos para Deus na companhia dos nossos irmãos é, no entanto, fundamental, mas precisamos cultuar a Deus quando estamos a sós, em nosso dia-a-dia. Caso contrário o culto coletivo se esvazia de significado e valor e acabamos subentendendo que Deus está apenas no templo.
Nossa igreja pode ser Primeira Igreja Batista do Rio de Janeiro no escritório do advogado, no consultório do dentista, na mesa do professor, no balcão da padaria e em todos os locais onde diariamente estamos. E o Espírito Santo que habita em nós nos mostrará como ser igreja 24 horas.

Pr. André Miranda Decotelli
Pastor de Crianças da PIBRJ

Nenhum comentário:

Postar um comentário