quarta-feira, 18 de maio de 2011

A Sabedoria de Deus Não Tem Concorrência

Quando o jovem Salomão ascendeu ao trono de Israel, o Senhor autorizou-o a escolher o que quisesse. Dando mostras de rara maturidade para um jovem, Salomão pensou em qual seria a sua maior necessidade e pediu uma coisa a Deus, uma somente: sabedoria. E a Bíblia diz que Deus lhe atendeu o pedido. De tal modo Salomão tornou-se sábio que todo o Israel, ouvindo as sentenças que proferia, temeu ao rei; "porque viram que havia nele a sabedoria de Deus, para fazer justiça" (1Rs 3.28). Tal sabedoria atravessou as fronteiras do território israelita (1Rs 10), bem como as fronteiras do tempo. Ainda hoje é refrão referir-se à sabedoria salomônica.
No trabalho, na escola, na família, no relacionamento com os parentes, com os vizinhos, com os irmãos da igreja, para toda situação precisamos de sabedoria. Quando o pré-adolescente Jesus (Lc 2.42) foi a Jerusalém e dialogava com os doutores, eles se impressionaram com a sua sabedoria. Lucas registrou: "E todos os que o ouviam admiravam a sua inteligência e respostas" (Lc 2.47). Mais tarde, seus vizinhos de Nazaré "se maravilhavam e diziam: De onde veio a este a sabedoria, e estas maravilhas?" (Mt 13.54). De onde veio?
Tiago responde, orientando assim os crentes e lhes dando o endereço da fonte da sabedoria: "E, se algum de vós tem falta de sabedoria, peça-a a Deus, que a todos dá liberalmente, e o não lança em rosto, e ser-lhe-á dada" (Tg 1.5).
A sabedoria de Deus nos ensinará tanto a falar na hora certa, quanto a calar, na medida em que as palavras forem inconvenientes. Com essa dádiva do céu aprenderemos a agir ou esperar o momento adequado para isso. A verdade é que sem a sabedoria de Deus nossos relacionamentos tomarão o rumo do caos. Precisamos da sabedoria que vem de cima para resolver os problemas daqui debaixo. Como consegui-la? Obedecendo a Tiago: "Peça-a a Deus".

Pr. João Soares da Fonseca
jsfonseca@pibrj.org.br

Fonte: http://www.pibrj.org.br/

Nenhum comentário:

Postar um comentário