sábado, 16 de abril de 2011

O assassino de Realengo lia a Bíblia...
            Alguns estão prazerosamente alardeando que o assassino de Realengo lia a Bíblia. E concluem que ler a Bíblia significa ser fundamentalista, aprender uma série de ensinos sem validade e coisas desse tipo.
Esse tipo de argumentação é tão falho quanto seria estabelecer relação se, por exemplo, registrasse que era leitor de livro de História. Ou de Ciências. Ou de qualquer outra área do conhecimento humano. E tenho minhas dúvidas se não era. Só que não dá IBOPE dizer que era leitor desses livros. Da Bíblia, é o contrário. Os ateus, logo, logo, se agitam.
Quando se raciocina em cima de preconceitos, até o mais óbvio passa despercebido. É tão fácil concluir que ele lia a Bíblia - diga-se de passagem, parcialmente -, mas não obedecia aos seus ensinos. E há uma diferença muito grande entre ler e obedecer.
Parece-me que isso era previsto pelo Senhor Jesus ao dizer "examinais as Escrituras, porque vós cuidais ter nelas a vida eterna e são elas que de mim testificam, mas não quereis vir a mim para terdes vida" - João 5.39-40. E, parece-me, que Tiago, irmão de Jesus, aprendeu a ponto de ensinar: "E sede cumpridores da palavra, e não somente ouvintes, enganando-vos com falsos discursos. Porque, se alguém é ouvinte da palavra, e não cumpridor, é semelhante ao homem que contempla ao espelho o seu rosto natural; Porque se contempla a si mesmo, e vai-se, e logo se esquece de como era. Aquele, porém, que atenta bem para a lei perfeita da liberdade, e nisso persevera, não sendo ouvinte esquecido, mas fazedor da obra, este tal será bem-aventurado no seu feito" - Tiago 1.22-25.
Registra-se na história o nome de famosos leitores da Bíblia. Eis alguns: Gabriela Mistral, Fernando Pessoa, Eça de Queirós, Antônio Vieira, Dom Pedro II, George Washington, Abraão Lincoln, Theodoro Roosevelt, Emanuel Kant, Isaac Newton, J. J. Rosseau, Napoleão Bonaparte.  
Li em algum lugar: Leia a Bíblia para ser um sábio, creia nela para estar seguro e pratique-a para ser santo. Ela contém luz para dirigi-lo, alimento para sustê-lo, e consolo para animá-lo”.
O assassino de Realengo lia a Bíblia, mas não a obedecia.
Pr. Neemias Lima

Nenhum comentário:

Postar um comentário