terça-feira, 8 de fevereiro de 2011

Sarney se refere a Dilma como 'presidente' e é advertido por Marta


Senadora pediu a presidente do Senado que use a expressão 'presidenta'.

‘Sempre estou usando a fórmula francesa: madame le président’, disse ele.

O presidente José Sarney enquanto presidia sessão do Senado (Foto: Agência Senado)
O presidente José Sarney enquanto presidia
sessão do Senado (Foto: Agência Senado)
A vice-presidente do Senado, Marta Suplicy (PT-SP), provocou constrangimento nos colegas, durante a sessão desta terça-feira (8), ao corrigir o presidente José Sarney (PMDB-AP), que utilizou o termo "presidente" para se referir a Dilma Rousseff.
Sarney fazia uso do microfone e, depois de repetir “presidente Dilma" seguidas vezes, ouviu Marta assumir o microfone do plenário. "Pela ordem, senhor presidente. ‘Presidenta da República’", advertiu Marta.
Prestes a completar 81 anos o presidente do Senado e integrante da Academia Brasileira de Letras (ABL) respondeu à senadora.
"Muito obrigado a Vossa Excelência, mas sempre estou usando a fórmula francesa: ‘madame le président’. Todas as duas são corretas, senadora, gramaticalmente", argumentou Sarney.
Alguns senadores que acompanhavam o debate no plenário chegaram a esboçar sorrisos diante da resposta de Sarney. Marta não rebateu Sarney.
Por determinação de Dilma, a expressão "presidenta" foi adotada em documentos oficiais e nas manifestações de integrantes do governo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário