quinta-feira, 10 de fevereiro de 2011

Primeiro discurso de Romário na Câmara

CÂMARA DOS DEPUTADOS - DETAQ

Sem superviso
Sessão: 007.1.54.OHora: 15:18Fase: GE
Orador: ROMRIOData: 10/02/2011




SR. ROMÁRIO (Bloco/PSB-RJ. Sem revisão do orador.) - Boa tarde, Sr. Presidente, boa tarde, Sras. e Srs. Deputados. Antes de iniciar meu discurso, registro que hoje éo Dia dos Atletas Profissionais, portanto gostaria de parabenizar todos os atletas, especialmente os brasileiros, que dão exemplo de superação e muita luta.
É com muita honra que venho a esta tribuna agradecer a confiança em mim depositada por quase 150 mil eleitores do Estado do Rio de Janeiro.
Devo dizer que não foi uma campanha fácil. Visitei mais da metade dos 92 Municípios e pude ver de perto as dificuldades enfrentadas pela população fluminense no seu dia a dia. Vi a falta de moradia e de saneamento; vi, sobretudo, em muitas comunidades, a ausência de opções de esporte, cultura e lazer.
Sr. Presidente, há muito a ser feito, e esta Casa tem um papel fundamental na resolução desses problemas. Estou certo de que contarei com o apoio dos meus colegas de bancada, que sabem da responsabilidade do nosso partido perante a sociedade brasileira, especialmente neste momento em que o PSB cresce, conquistando novos espaços.
Sei que inicio o meu mandato de Deputado num momento difícil para a população do meu Estado. Quero registrar minha profunda tristeza e minha solidariedade com os moradores da região serrana, principalmente com os moradores de Petrópolis, de Teresópolis e da Nova Friburgo, do meu colega de partido, o Deputado Glauber Braga. No momento, estamos todos empenhados em levar socorro aos que sofreram com a catástrofe, mas é preciso, de fato, que trabalhemos para evitar a repetição dessas tragédias e também para reconstruir essas cidades, que são polos turísticos importantes do Rio de Janeiro.
Foi também doloroso para mim e para todos os que amam o carnaval e o Rio, acompanharmos o incêndio na Cidade do Samba, que transformou a última segunda-feira numa segunda-feira de cinzas. Mando meu abraço para o pessoal da Portela, da União da Ilha e da Grande Rio, escolas que vão precisar de toda a força para recuperar tudo o que foi perdido e levar sua alegria para a Sapucaí, já no próximo mês. Tenho muita fé na capacidade de superação do povo carioca e sei que, este ano, o carnaval será espetacular, como sempre o foi.

Quem me conhece sabe da importância do esporte na minha vida. Nunca me considerei um atleta, mas desde cedo me envolvi com futebol, esporte que me trouxe grandes desafios, conquistas inesquecíveis, alegrias sem tamanho. Assim como hoje me orgulho de ter sido eleito Deputado Federal, tenho muito orgulho do lugar que conquistei na história desse esporte, que, no Brasil, é mais do que um esporte; é uma paixão coletiva, uma arte popular, um instrumento poderoso de inclusão social. Por isso uma das prioridades do meu mandato é levar a prática do esporte a crianças e jovens, especialmente os mais carentes.
Nesse sentido, foi com prazer que votei pela aprovação da Medida Provisória nº 502, que cria a Bolsa-Atleta para as categorias de base e para os esportistas de ponta, um passo importante para o futebol nacional.
Outra prioridade do meu mandato é atenção especial às pessoas com deficiência. A vida me deu oportunidade de aprender sobre esse tema e de me tornar, nesse aprendizado, um sujeito mais alegre, tolerante e paciente. Quero retribuir ajudando a disseminar conhecimento sobre o tema, enriquecer o debate e aprimorar a legislação. Quero ajudar a combater o preconceito, de que as pessoas com deficiência ainda são vítimas.
Muitos não se deram conta, mas o Censo de 2000 já registrava que cerca de 25 milhões de brasileiros eram portadores de deficiência, quase 15% da nossa população. É um número bastante expressivo, que não pode ser ignorado.
Tenho certeza de que o debate aqui na Câmara, sobre o Estatuto da Pessoa com Deficiência, à luz da Convenção sobre os Direitos das Pessoas com Deficiência, da ONU, seráum bom momento para avançarmos.
Teremos pela frente, Sr. Presidente e nobres pares, uma agenda extraordinária de eventos esportivos. O Rio de Janeiro sedia, este ano, os Jogos Mundiais Militares; em 2013, receberá a Copa das Confederações; e, em 2016, as Olimpíadas e as Paraolimpíadas. Em 2014, ele será uma das sedes da Copa do Mundo da FIFA.
Esses eventos são muito importantes para o nosso País, especialmente para o Rio, por muitos motivos. São oportunidades que teremos para dar um salto nas áreas do turismo e do transporte, na geração de empregos e renda, na melhoria da qualificação do trabalhador. São oportunidades de se disseminar a prática do esporte entre os jovens e reforçar a preparação dos nossos atletas. São também oportunidades de darmos um salto adiante na questão da acessibilidade, um direito das pessoas com deficiência, que precisa ser garantido.

Em mais de 20 anos de carreira como jogador me acostumei a conviver com a crítica, nem sempre construtiva. Sei que assim, como muitos me apoiam, todos têm o direito de me criticar. Serei cobrado como Deputado, talvez até mais quando defendi a camisa da Seleção Brasileira ou dos clubes por onde passei.
Pretendo continuar a oferecer aos críticos e aos descrentes a minha melhor resposta: o meu trabalho.
Muito obrigado.
O Sr. Jonas Donizetti - Peço um aparte ao nobre Deputado Romário.
O SR. ROMÁRIO - Concedo o aparte ao nobre colega.
O Sr. Jonas Donizetti - Eu quero, neste seu primeiro pronunciamento na Casa, ressaltar a história de vida de V.Exa., uma pessoa de origem humilde, que sempre demonstrou, especialmente na figura do seu pai, um amor, um carinho especial pela família. Eu tenho certeza de que seu pai, esteja onde estiver, alegra-se muito ao ver V.Exa. assumir a tribuna nesta Casa. Tenho também convicção de que deve trazer à memória os momentos em que seu pai o incentivou, porque ele era uma figura exponencial em sua vida. É uma honra para esta Casa tê-lo como membro, pelo que representou na história do esporte desta Nação. Foi um ídolo, vestindo a camisa verde-amarelo. Mas acima de tudo sempre foi uma pessoa muito querida por todas as torcidas de todos os clubes, tanto no Brasil quanto no exterior. Foi sempre uma figura muito querida por todos os brasileiros. Agora, o seu Estado o Rio de Janeiro, deu-lhea honra de estar aqui. Quase 150 mil eleitores cariocas o elegeram Deputado Federal na nossa bancada, do PSB. O nosso partido tem na figura de V.Exa. a esperança de fazermos muito em todas as áreas que V.Exa. nominou em seu discurso, mas de forma especial pelo esporte, que lhe deu tantas conquistas e vitórias. Nem todos conseguem a amplitude que o Romário conseguiu na sua vida esportiva. Mas só pelo fato de as crianças, os jovens, os adolescentes terem um esporte à sua disposição para vencerem a criminalidade, a droga, já será uma conquista muito grande. Cumprimento V.Exa. por este mandato que assume como Deputado Federal. Fico feliz por estar ao seulado, companheiro de bancada. Conte comigo para que, juntos, possamos desenvolver um trabalho nesta Casa, o que certamente será reconhecido pelo povo carioca e pelo povo brasileiro.
O SR. ROMÁRIO - Agradeço o aparte do meu nobre colega, Deputado Jonas Donizetti.

SR. PRESIDENTE (Inocêncio Oliveira) Quero dizer aos nobres pares que o aparte é uma breve interrupção do orador sobre determinada matéria; não pode ser um discurso paralelo. É preciso ter muito cuidado, porque, se não, roubam-se os 25 minutos do orador. É preciso fazê-lo sem qualquer conotação com o orador anterior.
Quero apenas dizer que é uma breve interrupção ao discurso do Parlamentar.
O SR. ROMÁRIO - Ouço, com prazer, o Deputado Júlio Delgado.
O Sr. Júlio Delgado - Deputado Romário, serei bem breve, como determinou nosso Presidente. V.Exa. hoje estréia na tribuna da nossa Casa, trazendo o legado dos seus eleitores e, acima de tudo, a sua experiência como jogador profissional de futebol. Foi um craque nos gramados, trouxe aos brasileiros grandes alegrias. A mim, como torcedor do Fluminense, quando jogava contra, algumas tristezas, mas isso énatural de torcedor de uma outra equipe das camisas que V.Exa. vestiu. Mas, acima de tudo, da sua experiência, quando de uma entrevista, disse em defesa do esporte do Rio de Janeiro, como uma das sedes da Copa do Mundo e das Olimpíadas, e também da luta pelo portador de deficiência, que V.Exa. pôde calcar ao longo da sua vida com mais experiência. Desejo-lhe todo o sucesso. Tenho certeza de que o mesmo sucesso que V.Exa. teve nos gramados terá também na Câmara dos Deputados, até porque, para sua sorte, e nossa também, o tapete aqui é verde, e de tapete verde V.Exa. entende muito. Parabéns! Sucesso no seu mandato, como na carreira de jogador de futebol. Um abraço.
O SR. ROMÁRIO - Deputado Júlio Delgado, um abraço. Agradeço o aparte de V.Exa.

SR. ROMÁRIO - Ouço, com prazer, o Deputado Domingos Neto.
O Sr. Domingos Neto - Meu querido Deputado Romário, nós, companheiros de bancada do PSB, estamos muito felizes em ver sua atuação Parlamentar e a sua determinação em prestar um grande serviço à juventude do nosso País. Certamente, traz à Casa a experiência que teve no esporte. Apesar de muitos falarem, V.Exa. está determinado a prestar um grande serviço ao País, falando de um tema muito importante, pois tem experiência dentro de casa, que diz respeito aos portadores de deficiência. Sei que V.Exa. está determinado e possui boa vontade em prestar um grande serviço. Conheço de perto o seu trabalho. A bancada do PSB está orgulhosa de ter o Deputado Romário representando o Estado do Rio de Janeiro. Nos 4 anos de mandato terá oportunidade de fazer um grande trabalho como Deputado Federal.
O SR. ROMÁRIO - Concedo um aparte ao Deputado José Airton.
O Sr. José Airton - Meu caro Deputado Romário, parabenizo V.Exa. pela vitória e pelo gol de placa que marca hoje na tribuna ao trazer um discurso objetivo, prático, concreto, abraçando duas causas importantes para o nosso povo: a primeira é o esporte, que V.Exa. domina muito bem, pelo fato de ser um dos atletas mais renomados do País, o que nos dá muito orgulho. A segunda causa éa defesa dos direitos dos portadores de necessidades especiais. Tive o privilégio de ser o Relator da Secretaria Nacional dos Portadores de Deficiência. Acostomo-me a V.Exa. e também abraço a causa. Como grande Parlamentar, desejo-lhe sucesso para que, juntos, possamos conquistar novos direitos para o nosso povo. Deixo-lhe o meu abraço, em nome do seu amigo e meu amigo, Deputado Gony Arruda, grande esportista do Ceará.
O SR. ROMÁRO - Concedo um aparte ao Deputado Márcio Macêdo.
O Sr. Márcio Macêdo - Deputado Romário, inscrevi-me porque, primeiro, falou um vascaíno e, depois, um fluminense. Agora, fala flamenguista, para não perdermos por W.O. Desejo boa sorte a V.Exa. Que possa brilhar na Casa como fez no futebol e que utilize o seu prestígio, fazendo projetos que usem o esporte como inclusão social, como forma de afastamento da juventude das drogas, gerando oportunidades aos jovens brasileiros. Que Deus o abençoe e que V.Exa. faça um mandato.

Sr. Onofre Santo Agostini - Permite-me um aparte, Deputado? Quero começar meu aparte saudando V.Exa., como um bom vascaíno, assim como eu. Quero também lhe dizer uma coisa, Deputado Romário, que me surpreende, porque nós entendíamos que V.Exa. só sabia jogar futebol, e mostrou que não é verdade, que estárealmente preocupado com a situação do povo brasileiro, principalmente do Estado do Rio de Janeiro. Deus o ajude nessa grande missão de auxiliar os portadores de necessidades especiais. V.Exa. terá aqui um parceiro para ajudar nesse projeto. O que nós fazemos lá, em Santa Catarina, também queremos fazer pelo Brasil. Muito obrigado.
O SR. ROMÁRIO - Muito obrigado, nobre Colega.
A Sra. Ana Arraes - Deputado Romário, quero parabenizá-lo, pois, no esporte, levou ao Brasil e aos brasileiros muitas alegrias, e hoje chega a esta Câmara do mesmo jeito que chegou para o esporte brasileiro: trazendo dois grandes compromissos, como o Esporte para Todos, para os jovens, para as crianças, para que possamos ter uma Nação mais saudável, e por outro lado, reconhece o direito do deficiente de ser cuidado pela Nação brasileira. Parabéns, Romário. Bom mandato, seja bem-vindo.
O SR. ROMÁRIO -Obrigado.
O Sr. Renan Filho - Deputado Romário, é um prazer aparteá-lo e parabenizá-lo pelo primeiro discurso na Casa. Eu, assim como V.Exa., estou assumindo aqui meu primeiro mandato. Acompanhei muito a sua carreira como jogador de futebol e sabia que sua inteligência a conduziu, assim como também conduzirá o seu mandato. Gostaria de dizer, em meu nome e em nome do Congresso Nacional, que é um grande orgulho tê-lo aqui como companheiro. V.Exa. vai trazer a esta Casa os holofotes positivos que nós tanto precisamos. Mesmo antes de ser Deputado Federal, eu já acompanhava o seu desempenho na Semana de Valorização que o Congresso Nacional fez para os deficientes físicos. V.Exa. estava participando, atuando e defendendo o direito dessa categoria. Parabéns. É uma honra e um orgulho para o Congresso Nacional a sua chegada. Sem dúvida, V.Exa. desempenharáum grande trabalho. Era isso o que tinha a dizer neste aparte. Meus parabéns!
O SR. ROMÁRIO - Muito obrigado, nobre colega.
O Sr. Valtenir Pereira - Deputado Romário, sou o Deputado Valtenir. Quero parabenizá-lo por ter se colocado à disposição do povo do Rio de Janeiro para representá-lo aqui,no Congresso Nacional. V.Exa. deu muitas alegrias ao povo brasileiro, ajudando a conquistar o quarto Campeonato Mundial. Eu tenho certeza de que, pela sua experiência no esporte, nesta Casa V.Exa. vai nos ajudar a construir as oportunidades para muitos jovens talentosos que precisam do apoio do poder público.

Seja bem-vindo a esta Casa! Sucesso! Conte com o Deputado Valtenir, conte com o Partido Socialista Brasileiro, conte com seus companheiros. Vamos trabalhar juntos em prol da nossa juventude e do nosso País. Um grande abraço.
O SR. PRESIDENTE (Inocêncio Oliveira) - Como o orador do Grande Expediente, o ilustre Deputado Romário, dispõe de apenas 2 minutos e 18 segundos na tribuna, eu gostaria que não concedesse mais apartes, para que pudesse concluir o discurso no tempo regimental. Mais 1 ou 2 minutos não será problema.
O SR. ROMÁRIO - Na verdade, Sr. Presidente, meu discurso já havia terminado. Mas realmente me sinto muito orgulhoso, muito honrado por estar aqui nesta Casa, inclusive um pouco nervoso por ser a primeira vez e estar discursando. Faço parte hoje de um mundo diferente do meu. Até então sou uma pessoa de 45 anos: sempre vivi do esporte e hoje estou na política.
Quero dizer que não tenho experiência em política partidária. Como muitos colocaram, preciso realmente da ajuda dos senhores. Vim aqui para aprender e com o objetivo de fazer o bem ao povo. Acho que nós hoje, fazendo parte desta Casa, temos a obrigação de dar ao nosso povo uma qualidade melhor de vida. Se depender de mim, podem ter certeza de que vão ter um grande companheiro.
Muito obrigado. (Palmas.)
O SR. PRESIDENTE (Inocêncio Oliveira) - Deputado Romário, V.Exa. disse que enfrentou o Maracanã com 120 mil pessoas e nunca tremeu, mas antes de subir à tribuna tremeu. V.Exa. se saiu muito bem. Quero cumprimentá-lo. Faça isso mais vezes. E venha com esse programa de trabalho, para que possa ajudar a Casa a cada vez mais se encontrar com a sociedade e constituir um verdadeiro pilar da nossa democracia.

Nenhum comentário:

Postar um comentário