sábado, 19 de fevereiro de 2011

A NATUREZA DA FÉ, SEGUNDO A BÍBLIA


Romanos 5.1-2: 

1. A FÉ NOS SALVA
Ter fé é aceitar ser justificado por Deus, que vem ao encontro dos que deixam de confiar em si mesmos.
Eis o soberbo! A sua alma não é reta nele; mas o justo pela sua fé viverá. (Habacuque 2.4)
O homem é justificado pela fé sem as obras da lei. (Romanos3.28)
Justificados, pois, pela fé, tenhamos paz com Deus, por nosso Senhor Jesus Cristo, por quem obtivemos também nosso acesso pela fé a esta graça, na qual estamos firmes, e gloriemo-nos na esperança da glória de Deus. (Romanos 5.1-2)
Sabendo, contudo, que o homem não é justificado por obras da lei, mas sim, pela fé em Cristo Jesus, temos também crido em Cristo Jesus para sermos justificados pela fé em Cristo, e não por obras da lei; pois por obras da lei nenhuma carne será justificada. (Gálatas 2.16
Porque pela graça sois salvos, por meio da fé, e isto não vem de vós, é dom de Deus. (Efésios 2.8)

2. A FÉ NOS ANIMA
Ter fé é ter certeza (sem ansiedade) que Ele fará o melhor, completando o que começou a realizar em nós, mesmo que ainda não estejamos vendo.
Confia no Senhor e faze o bem; assim habitarás na terra, e te alimentarás em segurança.
Deleita-te também no Senhor, e ele te concederá o que deseja o teu coração. Entrega o teu caminho ao Senhor; confia nele, e ele tudo fará. (...) Descansa no Senhor, e espera nele. (Salmo 37.3-5,7a)
Tendo por certo isto mesmo, que aquele que em vós começou a boa obra a aperfeiçoará até o dia de Cristo Jesus. (Filipenses 1.6)
Ainda que a figueira não floresça, nem haja fruto nas vides; ainda que falhe o produto da oliveira, e os campos não produzam mantimento; ainda que o rebanho seja exterminado da malhada e nos currais não haja gado, todavia eu me alegrarei no Senhor, exultarei no Deus da minha salvação. Senhor Deus é minha força, ele fará os meus pés como os da corça, e me fará andar sobre os meus lugares altos. (Habacuque 3.17-19)
E disse aos seus discípulos:
-- Por isso vos digo: Não estejais ansiosos quanto à vossa vida, pelo que haveis de comer, nem quanto ao corpo, pelo que haveis de vestir. Se, pois, Deus assim veste a erva que hoje está no campo e amanhã é lançada no forno, quanto mais vós, homens de pouca fé? Porque a todas estas coisas os povos do mundo procuram; mas vosso Pai sabe que precisais delas. Buscai antes o seu reino, e estas coisas vos serão acrescentadas. (Lucas 12.22,28,30,31)

3. A FÉ NOS FAZ VER O INVISÍVEL 
Ter fé é ver o que (ainda) não está visível.
Ora, a fé é o firme fundamento das coisas que se esperam, e a prova das coisas que não se vêem. Porque por ela os antigos alcançaram bom testemunho. Pela fé entendemos que os mundos foram criados pela palavra de Deus; de modo que o visível não foi feito daquilo que se vê. (Hebreus 11.1-3)

4. A FÉ NOS LEVA A ORAR
Ter fé é aceitar o dom da intercessão que Deus dá a alguns como um ministério a ser desenvolvido.
Porque pela graça que me foi dada, digo a cada um dentre vós que não tenha de si mesmo mais alto conceito do que convém; mas que pense de si sobriamente, conforme a medida da fé que Deus, repartiu a cada um. (Romanos 12.3)
A outro, pelo mesmo Espírito, [é dada] a fé. (1Coríntios 12.9)
Está aflito alguém entre vós? Ore. Está alguém contente? Cante louvores.
Está doente algum de vós? Chame os anciãos da igreja, e estes orem sobre ele, ungido-o com óleo em nome do Senhor, e a oração da fé salvará o doente, e o Senhor o levantará. (Tiago 5.13-15a)

5. A FÉ NOS PROTEGE
Ter fé é lançar mão dos recursos que Deus coloca à nossa disposição para enfrentarmos as adversidades e os adversários..
Tomando, sobretudo, o escudo da fé, com o qual podereis apagar todos os dardos inflamados do Maligno. (Efésios 6.16)

6. A FÉ NOS SANTIFICA
Ter fé é viver de acordo com o que se crê.
Assim também a fé, se não tiver obras, é morta em si mesma. (Tiago 2.17)
Peleja a boa peleja da fé, apodera-te da vida eterna, para a qual foste chamado, tendo já feito boa confissão diante de muitas testemunhas. (1Timóteo 6.12)
(...) Para lhes abrir os olhos a fim de que se convertam das trevas à luz, e do poder de Satanás a Deus, para que recebam remissão de pecados e herança entre aqueles que são santificados pela fé em mim [Jesus]. (Atos 26.18)

7. A FÉ NOS DESENVOLVE
Ter fé é pedir que Deus nos ajude a desenvolver a nossa dependência dEle, como fruto de um relacionamento constante e crescente.
Então lho trouxeram; e quando ele viu a Jesus, o espírito imediatamente o convulsionou; e o endemoninhado, caindo por terra, revolvia-se espumando. E perguntou Jesus ao pai dele:
-- Há quanto tempo sucede-lhe isto?
Respondeu ele:
-- Desde a infância; e muitas vezes o tem lançado no fogo, e na água, para o destruir; mas se podes fazer alguma coisa, tem compaixão de nós e ajuda-nos.
Ao que lhe disse Jesus:
Se podes!- tudo é possível ao que crê.
Imediatamente o pai do menino, clamando, [com lágrimas] disse:
-- Creio! Ajuda a minha incredulidade.
(...) Jesus, tomando-o pela mão, o ergueu; e ele ficou em pé. E quando entrou em casa, seus discípulos lhe perguntaram à parte:
-- Por que não pudemos nós expulsá-lo?
Respondeu-lhes:
-- Esta casta não sai de modo algum, salvo à força de oração e jejum. (Marcos 9.20-28: cf. Mateus 17.18-21)
Quando os discípulos viram isso, perguntaram admirados:
-- Como é que imediatamente secou a figueira?
Jesus, porém, respondeu-lhes:
-- Em verdade vos digo que, se tiverdes fé e não duvidardes, não só fareis o que foi feito à figueira, mas até, se a este monte disserdes: "Ergue-te e lança-te no mar, isso será feito; e tudo o que pedirdes na oração, crendo, recebereis". (Mateus 21.20-22)

8. A FÉ NOS LEVA A ACEITAR A SOBERANIA DE DEUS
Ter fé é pedir, confiando que receberemos, segundo a vontade de Deus.
E esta é a confiança que temos nele, que se pedirmos alguma coisa segundo a sua vontade, ele nos ouve e, se sabemos que nos ouve em tudo o que pedimos, sabemos que já alcançamos as coisas que lhe temos pedido. (1João 5.14-15).
Pr. Israel Belo de Azevedo

Nenhum comentário:

Postar um comentário