quarta-feira, 16 de fevereiro de 2011

Fla vai à Justiça e pede busca e apreensão da Taça das Bolinhas


Troféu foi entregue ao São Paulo na última segunda-feira. Para a CBF, Tricolor é considerado o primeiro pentacampeão brasileiro

Por GLOBOESPORTE.COMRio de Janeiro
  •  
Rogério Ceni, Juvenal Juvêncio e Zetti com a Taça das Bolinhas (Foto: Julyana Travaglia / Globoesporte.com)Ceni, Juvenal Juvêncio e Zetti com a Taça das
Bolinhas (Julyana Travaglia/Globoesporte.com)
O Flamengo não aceita o fato de a Taça das Bolinhas estar nas mãos do São Paulo. O departamento jurídico do Rubro-Negro ingressou com um pedido de busca e apreensão do troféu na 50ª Vara Cível do Tribunal de Justiça do Rio. Na última segunda-feira, a tentativa de impedir a entrega ao clube paulista fracassou. Em cerimônia realizada no Tribunal Federal Regional da capital paulista, a Caixa Econômica Federal fez a entrega ao presidente do Tricolor, Juvenal Juvêncio. O clube do Morumbi é considerado oficialmente pela CBF o primeiro a conquistar cinco vezes o título de campeão brasileiro (1977, 1986, 1991, 2006 e 2007).
O Fla alega que houve descumprimento de uma liminar obtida na Justiça e pede o regresso da Taça das Bolinhas à sede da Caixa, criadora do troféu. Não há prazo para uma decisão.
- O pedido de busca e apreensão é consequência do descumprimento da ordem judicial, que foi desrespeitada. Ela foi entregue e não deveria ter sido. Além disso, a CBF vai ter de arcar com a multa de R$ 500 mil (a pena também se aplica à CEF) – disse o vice jurídico Rafael de Piro.
O Flamengo não desiste de ser reconhecido como campeão brasileiro de 1987, o que faria do clube o primeiro pentacampeão do nacional e lhe daria o direito de receber o troféu. O Rubro-Negro alega que a CBF ainda não se posicionou sobre um pedido de revisão do caso. Em abril do ano passado, a entidade anunciou que entregaria a taça ao São Paulo, o que não ocorreu. Na época, o Flamengo enviou documentos à entidade (com o clube paulista reconhecendo a conquista dos cariocas), num pedido de reconsideração da decisão tomada. Foram apresentadas a ata da reunião de 88, que reconhece Flamengo e Internacional como campeão e vice-campeão de 1987, sem necessidade de cruzamento com Sport e Guarani; a ata da reunião extraordinária de 1997, determinando que os dois clubes (Flamengo e Sport) não precisavam ter se enfrentado e que, portanto, são os campeões de 1987; e o ofício de 2007, reforçando a decisão da reunião de 1997.
O regulamento de 1987 obrigava os times do chamado Módulo Verde (Primeira Divisão) a enfrentarem os do Módulo Amarelo (Segunda Divisão). Os clubes da elite fizeram acordo e se negaram a fazer o cruzamento com Sport e Guarani, o que gerou toda a polêmica.

Nenhum comentário:

Postar um comentário