sábado, 15 de janeiro de 2011

Sobre o Cabofolia e Carnaval

Toda semana, publicamos um texto que nominamos pastoral. Quase que a totalidade, escrita por mim. É publicado no site da Igreja - www.batistadobraga.org.br - e é a primeira página do boletim dominical.
Em 21 de Fevereiro de 2010, o texto foi o postado abaixo. Se quiser conferir originalmente, visite o site.
Se insinuação de blogueiro - não é Álex Garcia - a pastor, cujo nome ele não teve coragem de citar, foi sobre nós, errou por duas razões: 1ª - sempre combatemos o Cabofolia, basta rever os programas de rádio e tv dos quais participamos, e são muitos; 2ª - não temos e nunca tivemos portaria na prefeitura, pelo contrário, fomos aprovados em dois concursos.

Cabofolia e Carnaval foram uma bênção
            Em Cabo Frio, há um fraco movimento cuja ênfase é “Odeio o Cabofolia”. Pensei tratar-se de proposta interessante, mas, ao inteirar-me, percebi que a reação se dava em função da festa acontecer no período de janeiro, considerado alta temporada. O idealizador assume que se o Cabofolia fosse em outra época ele apoiaria. Na verdade, ele e seus adeptos não odeiam o Cabofolia, apenas questionam a data em que é realizado.
          Para ser sincero, nós também não odiamos o Cabofolia nem o carnaval. Não se odeia um evento, odeiam-se pessoas. E cristão não desenvolve ódio por pessoas. Nós reprovamos eventos desse tipo que estimulam o consumo de álcool, a sedução, a exposição de baixo nível do corpo da mulher, o uso de drogas. E lamentamos que autoridades sabedoras de alguns descalabros não tomem atitudes quando adolescentes ficam expostos ao ridículo com o consumo dessas drogas. Sem esquecer-se da responsabilidade dos pais que perderam o controle de vidas tão preciosas.
         Para nós, da Igreja do Braga, o Cabofolia e o carnaval foram uma bênção. Os dois eventos foram alcançados com intervenções evangelísticas de nossos membros. Foi uma bênção pelo fato de termos ouvido um casal de jovens dizer: “Foi a última gandaia de minha vida!”. Ouvir de outro que estava afastado, mas que voltaria para os caminhos do Senhor. Perceber a alegria de uma mulher ao receber um copo d’água e desejar pagar por ele. Ao ouvir que era grátis, ela insiste: “Sim, eu sei, mas eu quero ajudar a Igreja a fazer esse trabalho, é uma coisa linda!”. Ver adolescentes e jovens nossos desenvolvendo visão missionária. Foram tantos os testemunhos que não dá para enumerar.
        Queridos, o que destacamos é o fato de não ser produtivo criticar um e outro evento sem fazer algo para mudar o quadro. Bom seria se não existissem Cabofolia e carnaval. Menos jovens e adolescentes seriam machucados em sua vida moral, emocional e espiritual. Mas se existem, vamos fazer algo para livrar alguns que estão no caminho da morte. Veja o que diz Provérbios 24.11-12: “Livra os que estão sendo levados para a morte, detém os que vão tropeçando para a matança; se disseres: não sabemos de nada; por acaso aquele que sonda os corações não percebe? E aquele que guarda a sua vida não sabe? Não retribuirá a cada um conforme seus atos?”.
        Louvamos a Deus pela vida de todos os que, capitaneados pelo irmão Alexandre, foram instrumentos para semear a palavra de Deus nesses dois eventos. Só a eternidade mostrará os frutos de nossa semeadura.

2 comentários:

  1. Muito legal esse tema, Pr. Neemias o Srº é um homem usado por DEUS, O SRº É UMA BENÇÃO usa seu dom para abrir nossos olhos sobre as situações do dia a dia.
    Postagem muito inteligente.

    Cris Monsores
    http://crismonsores.blogspot.com
    Um abraço.

    ResponderExcluir
  2. sinistrão esses dois eventos citados. Já fiz mta merda qd adolescente e louvo e agradeço a Deus por ter sido meu escudo e me livrado de qq mal.
    Obrigada Senhor!! livra-me das ciladas de td mal. Livra-nos!!!
    Amém!

    ResponderExcluir