domingo, 21 de novembro de 2010

Um músico que brincou com o pecado

          Em 26.08.2007, proferi o sermão com o título acima no encerramento do Congresso de Música de nossa Igreja, um domingo de manhã.
O texto básico é II Samuel 11.27. Aqui, um resumo do sermão:
Introdução: Não sou músico. Minha experiência com a música tem cenas tão pitorescas que vocês nem imaginam. Arrisquei tocar instrumento. Eu tentava cantar Feliciano Amaral, José Geraldo, Zilanda Valentim e outros. Só uma vez me dei bem: fiquei em segundo lugar num Festival de Música. A verdade completa: só havia dois participantes.
Tenho algumas preocupações para compartilhar com vocês. Dizem que músico não se deleita na leitura da Bíblia, não se interessa pela oração, não se integra em outras atividades da Igreja, não apresenta reverência no culto (acaba de tocar ou cantar e sai), quer aparecer e só faz o que quer e quando quer. Uma grande luta que deve ser travada dentro de vocês é: ser artista ou ser salmista (a idéia não é minha, mas não me lembro de quem é).
          “E, passado o luto, enviou Davi, e a recolheu em sua casa, e lhe foi por mulher, e deu-lhe à luz um filho. Porém esta coisa que Davi fez pareceu mal aos olhos do Senhor” - II Samuel 11.27. Em letras garrafais, destaco: o que desagradou ao Senhor foi a brincadeira de Davi com o pecado. Foi tentar encobrir o pecado. Raciocine comigo: nosso pecado não é aceito por Deus, mas a obra de Cristo nos alcança não nos destruindo, e, quando brincamos com o pecado, é aí que desagradamos ao Senhor.
Já sugeriram a vida de Davi em três etapas: o guerreiro, o rei de Israel e o músico. Não nos interessa aqui o guerreiro, nem o Rei, mas o músico. Ele foi bom músico. Leia I Crônicas 6.31-32; 23.1-5; 25.1, 6-7. Mas teve uma atitude errada. ALERTA: Uma atitude errada pode comprometer todo o seu trabalho.
Por que Davi caiu assim?
1º - O músico Davi descansava enquanto o povo guerreava - II Samuel 11.1-4.
2º - O músico Davi pensou que poderia resolver o problema com sua habilidade e suas próprias mãos - II Samuel 11.5-18.
3º - O músico Davi pensou que poderia se esconder de Deus - Salmo 139.
Conclusão: Seu pecado encoberto trouxe graves conseqüências. Leia Salmo 32.3-4; 51.8, 11, 12, 15. O maior músico da Bíblia, e um dos maiores de todos os tempos, estava de boca fechada. Gálatas 6.7 diz: “Não erreis. Deus não se deixa escarnecer. Tudo o que o homem semear, isso também ceifará”.
Mas há tempo para arrependimento! E é isso que diferencia Davi de outros músicos: ARREPENDIMENTO! O profeta Natã foi lá, fez uma visitinha a ele, contou-lhe uma historinha. Disse: “Tu és este homem!”. E Davi chora: “Contra ti, contra ti somente pequei!”.
Músico, use o dom que Deus lhe deu, não brinque com o pecado!

Nenhum comentário:

Postar um comentário