sexta-feira, 29 de outubro de 2010

Ibope mantém Dilma na liderança com 57% dos votos válidos

         A candidata à Presidência da República, Dilma Rousseff (PT), abriu vantagem de 14 pontos percentuais sobre José Serra (PSDB) na disputa eleitoral, considerando os votos válidos — que excluem brancos, nulos e indecisos —, segundo levantamento do Ibope, divulgado nesta quinta-feira. De acordo com a pesquisa, a petista conta com 57% dos votos, contra 43% do tucano. No que diz respeito aos votos totais, a petista lidera com 52%, diante de 39% do adversário. Outros 5% dos entrevistados revelaram votar branco ou nulo, enquanto 4% ainda estão indecisos.
         No resultado da pesquisa Ibope anterior, divulgado dia 20, Dilma registrava 51% das intenções totais de voto, contra 40% de Serra, o que comprova crescimento de um ponto percentual da petista e queda na mesma proporção do tucano na reta final das eleições. Os números relacionados a brancos e nulos e de indecisos se mantiveram inalterados. O Ibope também ouviu eleitores sobre possíveis mudanças na escolha do candidato: 82% deles afirmaram que já estão plenamente decididos. Outros 13% disseram que ainda existe a possibilidade de mudar de candidato.
         A pesquisa avaliou também o índice de aceitação do presidente Luiz Inácio Lula da Silva. Para 80% dos entrevistados, o governo Lula é bom ou ótimo. Outros 15% consideram a gestão regular e 4% avaliam como ruim ou péssimo.
         “Como temos feito, não vamos comentar as pesquisas. O que importa mesmo para a gente é o voto na urna no domingo. Sobre Lula, é mesmo um dos maiores líderes da história”, comentou o presidente do diretório regional do PT, Luiz Sérgio.
         Procurados após a divulgação da pesquisa, líderes da campanha de Serra não retornaram os telefonemas. O Ibope ouviu 3.010 eleitores entre 24 e 26 de outubro, em 202 municípios. A pesquisa foi registrada no Tribunal Superior Eleitoral (TSE) com o número 37.596/2010. A margem de erro é de dois pontos percentuais para mais ou para menos.

3 comentários:

  1. Serra foi o melhor ministro da Saúde da História do Brasil... Sob que número essa pesquisa foi registrada? Quem foi o historiador que disse isso? Por que o Zé não mostra o troféu que ganhou por causa disso?

    Recordar é viver... Quando estudamos História do Brasil, não tinha um tal de Oswaldo Cruz?

    ResponderExcluir
  2. Caro Willian,
    onde você leu que Serra foi o melhor Ministro da Saúde?
    Se é sobre a pesquisa do IBOPE, o número é 37.596/2010.
    Abraços

    ResponderExcluir
  3. Caro Pastor, quero parábenizá-lo pela iniciativa do Blog.
    Realmente, a matéria fala sobre pesquisa Ibope sobre as eleições, e acho que o comentário sobre as eleições, não foi?
    Se for permitido outro comentário, aí vai mais um:
    Em 2000, quando Serra era o ministro da Saúde de FHC, foi criada a DRU, a Desvinculação de Recursos da União. Desde então, a CPMF, a Contribuição Provisória sobre Movimentação Financeira, criada como IPMF, em 1993, para garantir recursos exclusivos para a Saúde, deixou de ter esse destino obrigatório, podendo ser desviada para outros setores até o seu fim, em 2006, diga-se de passagem, no governo Lula.

    ResponderExcluir